XXIV Feira de Artesanato e Gastronomia

Não há festa como esta!

Se dúvidas houvesse do sucesso e da importância económica desta iniciativa, elas estão completamente dissipadas com a afluência extraordinária a este certame. Foram 5 noites de casa cheia, de 11 a 15 de agosto, neste que é o maior arraial Minhoto.

O Mercado Municipal foi o local de eleição de milhares de pessoas durante a XXIV Feira de Artesanato e Gastronomia, que aproveitaram a oportunidade para degustar do melhor vinho verde da região, com a presença de 14 vinhos de produtores/engarrafadores de Celorico de Basto, e de provar a melhor gastronomia com destaque para as tapas de enchidos e outras iguarias que fizeram o deleite dos milhares que aqui acorreram. O artesanato cada vez mais selecionado com uma predileção pela qualidade dos artigos apresentados tem vindo a consolidar-se e a destacar a notoriedade deste certame sobretudo junto dos apaixonados por estes trabalhos manuais. Este ano e em anos futuros é objetivo, na animação, privilegiar os grupos da terra numa “tentativa crescente de valorizar o que é nosso. Mas não é apenas na animação é em muito daquilo que é apresentado nesta feira. Uma feira que conta com artesanato e gastronomia d vários pontos do país, mas são os locais, artesanato e gastronomia, que têm lugar cativo, porque queremos levar os “nossos” pelo mundo, dá-los a conhecer, ajudá-los a crescer e com isso, contribuir para o crescimento de todo este território”.

Esta feira contou com uma particularidade muito acentuada da tradição, mas procura dar “um toque” de inovação. Este ano foram realizados dois showcookings com o Chef António Loureiro e o Chef Tiago Bonito. “Foram dois momentos muito direcionados à nossa cozinha, à nossa memória e tradição com dos chefs de renome a mostrar como se transformam os produtos endógenos e da época em verdadeiras iguarias gastronómicas” acrescentou o autarca.

A animação nos 5 dias de feira esteve a cargo sobretudo dos grupos da terra. Em dia de abertura, a noite foi animada pelo Rancho Folclórico os Amigos do Castelo e os Kantubasto. No sábado decorreu o showcooking com o Chef António Loureiro, no lagar de Azeite, no Parque Urbano do Freixieiro. A animação na feira esteve a cargo dos Amigos das Tainadas e da Fanfarra de Cebolada. O dia 13 de agosto contou com a presença do Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo, ao grupo Andorinha Astuta e o grupo Somos Minho. Na segunda, véspera de feriado, no lagar de Azeite decorreu o showcooking com o Chef Tiago Bonito, a deambular pela feira andou a Tuna de Arnoia e os Balaquétua. A encerrar as festividades no dia da Assunção de Nossa Senhora, Feriado Nacional, a feira foi animada pelo Rancho do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, pelo grupo Andorinha Astuta e pelos Mancamula.