XXIV edição dos Encontros de Basto e Barroso, promovida pelo Centro de Formação de Basto

“A autonomia das escolas três décadas depois” foi o tema desta sessão, que teve por objetivo debater os problemas e desafios atuais da educação, e que contou com dois painéis constituído por vários oradores com percursos distintos, desde investigadores, académicos e autarcas.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, marcou ontem presença na sessão de encerramento da edição dos XXIV Encontros de Basto e Barroso, promovida pelo Centro de Formação de Basto, e que teve lugar no Auditório da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.

A descentralização educativa foi o tema abordado pelo Edil Celoricense que apontou a necessidade urgente de se avançar com este processo no sentido de conseguirmos responder adequadamente às necessidades de cada território. Historiou o processo de descentralização em curso e referiu as negociações entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios, através das quais vão ser melhoradas as transferências financeiras para as autarquias. Quanto aos temas em análise, deixou claro que “a escola é o centro das políticas educativas e deve construir a sua autonomia a partir da comunidade local, tendo em devida conta os seus problemas e potencialidades.”

O painel, que permitiu a troca de pontos de vista dos Presidentes das Câmaras de Basto e Barroso relativamente à descentralização educativa, centrou-se ainda no facto da região Norte ser considerado o motor da descentralização. Uma iniciativa desenvolvida em Celorico de Basto, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e que permitiu a troca de saberes e de conhecimentos entre inúmeros intervenientes nestes assuntos tão pertinentes que são a educação e a descentralização.