As características do concelho de Celorico de Basto, desde o isolamento e o envelhecimento da população, legitimam uma intervenção mais assertiva na área da saúde.
A existência do serviço da Unidade Móvel de Saúde no âmbito de uma política de apoio na área da saúde desenvolvida pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, protagonizada pelo protocolo entre a ARS-Norte e a Câmara Municipal, tem vindo ao longo dos anos a intervir no âmbito da saúde comunitária, aproximando da população os serviços de saúde.
Com a transferência de competências do Estado para as autarquias locais realiza-se a forma mais eficiente na salvaguarda dos interesses legítimos dos cidadãos e das comunidades, potenciando uma prossecução do interesse público, uma vez que as autarquias locais são a estrutura fundamental para a gestão de serviços públicos numa dimensão de proximidade, tendo em conta o melhor interesse dos cidadãos.
O Plano Municipal de Saúde de Celorico de Basto é o documento estratégico que visará a melhoria da saúde da população, com o objetivo de identificar e priorizar os problemas de saúde mais prementes do concelho e propor estratégias qualitativas.
Tem como Visão melhorar a saúde de toda a população do concelho de Celorico de Basto, reduzindo as iniquidades em saúde e promovendo a liderança, a capacitação e a governação participativa em saúde.
Tem como Missão, tendo em conta os objetivos centrais da missão da Saúde Pública, proteger e promover a saúde das populações e prevenir a doença, num esforço concertado de toda a sociedade para melhorar o nível de saúde e bem-estar e, também, diminuir as desigualdades, nomeadamente as desigualdades sociais em saúde.
A Câmara Municipal de Celorico de Basto privilegia uma intervenção ao nível da saúde que permita a todos e todas uma maior acessibilidade aos serviços de saúde, garantindo a proximidade e diminuindo as desigualdades sociais em saúde.
Conteúdo atualizado em 23 de Maio de 2022 às 22:24