VILL’AROMÁTICA oficialmente aberta em Celorico de Basto

Última atualização:

Arrancou hoje e decorre até domingo, a festa das plantas aromáticas e medicinais de Celorico de Basto

A presença da reconhecida herbalista Fernanda Botelho e a realização das primeiras Jornadas para a valorização do território de Celorico de Basto são alguns dos motivos para atrair a Celorico de Basto muitos curiosos por estas temáticas.

Celorico de Basto é um concelho rico em ervas aromáticas e medicinais muitas das quais desconhecidas do público em geral. “Esta iniciativa pretende esclarecer e informar a nossa comunidade e quem nos visita para as propriedades culinárias e terapêuticas de muitas ervas, muitas das quais que consideramos daninhas. Conhecê-las e dar – lhes o devido uso, seja na alimentação ou como remédios naturais, pode trazer muitos benefícios para a saúde” disse José Peixoto Lima, na abertura desta iniciativa. O autarca, apreciador destas matérias reforça que “tudo o que possa ser benéfico para o bem-estar das nossas populações deve ser engrandecido e tudo o que priorize a sustentabilidade, como o uso eficiente dos recursos existentes e as práticas sustentáveis, devem e têm que ser priorizados não apenas para proteger o ambiente mas para a promoção de uma sociedade mais justa e uma economia mais robusta e sustentável”.

As plantas aromáticas podem ser cultivadas em casa, em jardins ou vasos, mas também em grandes extensões de terrenos, numa perspetiva empreendedora de rentabilidade económica. Esta VILL’AROMÁTICA visa também promover este interesse e despoletar o crescimento económico nesta área de desenvolvimento sustentável.

Celorico de Basto tem vindo a trabalhar para uma intervenção local multidimensional, de forma a aumentar a qualidade de vida da sua população, a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas naturais e construídos, à luz dos 17 ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU.

Várias são as atividades alinhadas com diferentes ODS, ao nível da educação e integração, coesão social, proteção dos valores ambientais e socioculturais, qualificação ambiental, promoção da ecoeficiência, resiliência às alterações climáticas, requalificação e valorização do espaço público e inovação para a sustentabilidade.

Em dia de abertura, os presentes poderão desfrutar do mercado Sabores & Aromas, um mercado com gastronomia, cocktails , doçaria e artesanato, e patente ao público durante os três dias da edição do certame. Podem visitar o espaço aromoterapia e outras terapias naturais, assistir à peça de teatro “Remédio milagroso” do GTC & Convidados e à atuação do grupo de cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.

Amanhã e domingo, muitas das atividades são de inscrição prévia, mas o espaço de exposição, o mercado de Aromas&Sabores e as atividades culturais/musicais são de entrada livre.

De hoje a domingo, todos os caminhos estão orientados para a VILL’AROMÁTICA.

Conteúdo atualizado em 20 de Maio de 2024 às 15:51