União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe celebrou “Dia da Freguesia”

Atividades culturais, desportivas e lúdicas num programa onde se destaca a intenção de promover o convívio entre a população e também o reconhecimento do mérito dos estudantes residentes na freguesia.

No passado fim de semana a União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe levou a cabo a celebração do “Dia da Freguesia”, promovendo um conjunto de atividades que visam o reforço da identidade e sentimento de pertença à União de Freguesias que compõe a sede do concelho. Foram dois dias de atividade intensa e celebração do território e das suas gentes.

A exemplo de anos anteriores, a Junta de Freguesia realizou uma cerimónia em que foi reconhecido o mérito dos alunos que residem na freguesia.

No programa das festividades destaca-se ainda a realização de uma caminhada e Trail, realizada pela Associação Basto Move.te que juntou centenas de participantes que partiram para a descoberta da freguesia praticando desporto e um almoço convívio aberto a todos os participantes e habitantes da freguesia, animado a preceito pelos Kantobasto, grupo de música tradicional, radicado nesta união de freguesias.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, marcou presença em vários momentos do evento, referindo no seu discurso protocolar “a enorme satisfação que o Município se associa a esta festa que celebra o território, a união e as pessoas que aqui vivem”. O Presidente da autarquia destacou “a boa relação existente entre o Município e a Junta de Freguesia, como um sinal positivo dado pelas duas instituições, que não obstante serem de forças políticas diferentes, conseguem centrar as suas prioridades no serviço público, no trabalho em prol da população, honrando o mandato que lhes foi conferido por quem tem a expectativa de ver os seus problemas resolvidos, a sua vida facilitada, o seu futuro acautelado e um apoio  efetivo aqueles que precisam de mais apoio”.

Alberto Mesquita, Presidente da União de Freguesias mostrou o seu contentamento “pela elevada participação da população e pelo ambiente festivo e de união que marcou os vários momentos desta celebração”, referindo que “esta iniciativa irá repetir-se nos próximos anos, sempre com o objetivo de celebrar e incentivar o espírito comunitário de todos os que são naturais ou residem nesta união de freguesias”.