“Trilhos do Viso” juntam centenas de participantes

Mais de 800 desportistas partiram à descoberta do ponto mais alto de Celorico de Basto

A Serra do Viso voltou a ser palco de um grande evento desportivo, com a realização da 3ª edição dos Trilhos do Viso. A prova, que decorreu no passado domingo, dia 18 de fevereiro, reuniu mais de 800 participantes, entre atletas e caminhantes, que se aventuraram pelos trilhos da serra e conquistaram o ponto mais alto do concelho de Celorico de Basto.

O trail longo, com uma distância de 29 km e um desnível positivo de 1.200 metros, foi a prova mais exigente da jornada. O vencedor da categoria masculina foi Cláudio Araújo, da equipa QRitmo, que completou o percurso em 2h21m06s. Na categoria feminina, a vitória coube a Liliana Moreira, da equipa ELCT que terminou a prova em 3h06m03s.

O trail curto, com 19 km e 600 metros de desnível positivo, também proporcionou grandes desafios aos participantes. O primeiro lugar da classificação masculina foi conquistado por Amândio Ferreira, da equipa QRitmo com um tempo de 1h22m05s. Já na categoria feminina, a vencedora foi Helena Martins, também da equipa QRitmo que completou o percurso em 1h48m57s.

Para aqueles que preferiam uma experiência mais tranquila, a organização também proporcionou uma Caminhada de 12 km. Os participantes puderam disfrutar das paisagens deslumbrantes da Serra do Viso e da companhia de amigos e familiares.

Diogo Silva, Presidente da Associação Basto Move.Te, entidade organizadora do evento, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu esta terceira edição do evento.

“Um dos nossos principais objetivos desta terceira edição dos Trilhos do Viso foi a promoção e divulgação do nosso belíssimo território, especialmente desta parte alta do concelho que tem excelentes locais para a realização de caminhadas, trail entre outras. Esta iniciativa foi importante para a economia local pois, muitos foram os participantes fora do concelho que vieram até Celorico de Basto.  Inovamos nesta terceira edição com alteração de percursos, mais desafiantes e que passassem por mais freguesias do concelho. Não posso de deixar de agradecer a todos os técnicos do município e funcionários envolvidos pelo excelente trabalho realizado, foram parte importante do sucesso desta terceira edição”, concluiu.

Maria José Marinho, vereadora com a pasta do Desporto, participou na caminhada juntamente com os Presidentes da Junta das Freguesias que repartem entre si o território onde decorrem estes Trilhos do Viso. A autarca mostrou-se “muito agradada com a elevada participação do público, numa edição que marca a afirmação dos Trilhos do Viso como um grande evento desportivo que junta um percurso extraordinário com uma boa organização, ingredientes de sucesso para o futuro desta iniciativa que traz a Celorico de Basto participantes de todo o país”.