35 grupos estiveram ontem, 26 de janeiro, no Gimnodesportivo de Celorico de Basto, a cantar as mais belas melodias das Janeiras. Um encontro que vai 23ª edição e que, apesar das condições atmosféricas, mobilizou a população para ver, ouvir e conviver nesta que é a maior exaltação das tradições locais.
A 23ª edição do Encontro “Vamos Cantar as Janeiras” é um evento que integra o cartaz cultural do Município de Celorico de Basto e que conta com a participação cada vez mais expressiva de grupos locais, mais ou menos formais, que procuram “manter viva esta tradição secular num encontro cultural que reúne a comunidade e fortalece o sentido de pertença comunitário” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca felicitou os grupos presentes, pela forma como se movem para que esta iniciativa continue a crescer e a reforçar “ a riqueza e a diversidade das nossas tradições. É um orgulho presenciar este dinamismo, esta verdadeira manifestação cultural, esta forma de estar em comunidade, uma comunidade ativa, presente e interessada em salvaguardar o que melhor nos identifica. Apesar das condições meteorológicas adversas, tivemos casa cheia e um espetáculo de muita qualidade”.
Qualidade que se evidenciou pela forma como os grupos se apresentaram em palco, devidamente trajados, com roupas tradicionais, e com cestas carregadas de pão, chouriço, vinho e outros produtos locais. As melodias das Janeiras foram interpretadas e tocadas com excelência, com o objetivo de desejar a todos os presentes um bom ano, felicidade e prosperidade.
Este encontro contou com a participação de 35 grupos que aproveitam as Janeiras para angariar fundos para os projetos a que se propõem desenvolver no ano em curso. Na sua maioria coletividades, associações e comissões de festas, que apresentam um plano de atividades mais ou menos arrojado, sempre com o objetivo comunitário, “de estar junto da comunidade, criar iniciativas que as levem a conviver e a criar laços” disse-nos a Márcia Magalhães, do grupo de Jovens de Veade.
Esta iniciativa regressa em 2026, com a 24º edição deste enaltecer das tradições das Janeiras.