Numa área de aproximadamente de 4,5 hectares que vai desde a Igreja Matriz, Cemitério, Estádio Municipal e a Quinta de Agra, será localizado este amplo espaço, o qual se pretende urbanizar e instalar equipamentos desportivos e atividades turísticas, onde se inclui um multiusos.
Desde 2020 que o executivo camarário tem articulado diligências para a construção de um multiusos, durante este período foram desenvolvidos estudos para a viabilidade deste equipamento desportivo e a definição do local onde deveria ficar instalado. Era intenção que o mesmo ficasse localizado no centro da vila mas as condições de construção não estavam asseguradas, agora, volvidos 5 anos, e após variadíssimas diligências, a localização deste complexo desportivo, cultural e turístico esta definida.
Com a entrada em vigor do novo PDM, o terreno rústico agora adquirido, possibilitará a instalação de uma estrutura espacial destinada a atividades turísticas e de equipamentos. A criação destes equipamentos desportivos irá favorecer toda área, estando já prevista a reabilitação urbana de toda a zona envolvente da igreja, desde a reabilitação da antiga “casa da renda” e de um conjunto de outros edifícios localizados na sua proximidade e a criação de um largo ou praceta por forma a dignificar todo o espaço envolvente.
A implementação deste complexo desportivo neste local pretende favorecer ou ser favorecidos futuros equipamentos hoteleiros ou outros equipamentos turísticos que se preveem nos espaços circundantes, designadamente no “Foral” e ainda na Quinta da Agra, no sentido de uma otimização na utilização destas áreas, como a dormida de atletas e respetivas equipas técnicas.
De forma concreta, este complexo desportivo irá transformar as condições do panorama desportivo no concelho, e atender, de forma conclusiva, às necessidades dos clubes e associações desportivas, com um conjunto específico e diversificado de instalações, equipamentos desportivos e serviços de apoio multidisciplinar, com o objetivo de otimizar o rendimento desportivo, albergar jogos federados e acolher uma diversidade de eventos culturais e desportivos. Ao mesmo tempo, irá redirecionar o crescimento da vila de Celorico de Basto, permitindo a que a mesma tenha vários pontos de interesse e focos de crescimento.
A localização deste complexo desportivo foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara Municipal de 03 de abril de 2025.
A construção deste multiusos irá responder às necessidades desportivas do concelho, “que tem vindo a ser fomentadas ao longo dos anos com apoios efetivos e decisivos para autonomia das associações e coletividades desportivas do concelho, que se mostram assim, mais eficientes e capazes de responder a níveis mais elevados de competitividade. O Multiusos, reivindicado há algum tempo, vai sanar a urgência de mais espaços de natureza desportiva e otimizar o treino e os resultados. Ao mesmo tempo, e é preciso ressalvar, continua a nossa missão de trabalhar de forma integral o desenvolvimento social e pessoal dos nossos jovens” observa o autarca celoricense.
A par deste complexo desportivo, e importa ressalvar, que o espaço desportivo ao ar livre da Escola Secundária da Vila irá também ser objeto de uma intervenção, através da construção de uma cobertura que permitá que esta área seja utilizada de uma forma permanente durante todo o ano e também nos períodos noturnos. A par da reabilitação e ampliação do pavilhão desportivo coberto da Escola Secundária da vila e que irá permitir criar um conjunto de novas salas de apoio, tal como um ginásio interno e entre outras valências.