Foi no final de uma semana intensa de atividade, com as associações culturais, recreativas, musicais e desportivas em exposição/demostração na Casa da Terra, que a CPCJ de Celorico de Basto encerrou as celebrações de aniversário com um concerto musical a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional e Agrícola Eng Silva Nunes e Banda Filarmónica de Sta. Tecla.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses encheu para assistir ao concerto e para felicitar a CPCJ de Celorico de Basto pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens. O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, teceu largos elogios a esta entidade e aos elementos que a constituem, “esta entidade tem feito, ao longo deste 20 anos, um trabalho notável na promoção e proteção das crianças e jovens. Uma missão que envolve toda a comunidade e que procura, de forma integral, prevenir ou por termo a situações que possam por em causa o desenvolvimento integral da criança nas mais variadas dimensões”.
No intervalo do concerto, as associações/entidades que estiveram presentes na Casa da Terra a convite da CPCJ, foram homenageadas com a entrega de um diploma de participação. Foi com o provérbio Africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” que Nuno Machado, representante das associações Juvenis na CPCJ deu inicio à homenagem referindo ainda que “quando todos se unem por uma missão comum o resultado só pode ser positivo, é assim a CPCJ é assim que trabalhamos diariamente, com a missão primeira de proteger as crianças e jovens e promover os seus direitos e garantias”.
As associações/entidades que acataram a chamada da CPCJ, e que estiveram de 15 a 22 de setembro na Casa da Terra, foram o Agrupamento de Escuteiros de Arnoia, o Clube Atlético de Codessoso, a Associação Cultural e Recreativa de Fervença, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, a Associação cultural – Teque, associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Shotokan Karaté-Do Associação Desportiva de Celorico de Basto, o Clube de Natação de Basto, A Academia de Música de Basto- Cooperartes, o GTC- Grupo de Teatro Celoricense, o Basket Clube de Basto, a Associação do Jogo do Pau, a Banda Filarmónica de Sta. Tecla.
O espetáculo musical deixou a plateia rendida ao reportório apresentado por cada grupo, ficando ainda o convite a todas as crianças, jovens e menos jovens para integrarem quer o Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes quer a Banda Filarmónica de Sta. Tecla. No final do espetáculo, a Secretária de CPCJ de Celorico de Basto, Sara Tavares, na ausência por motivos pessoais da Presidente, Helena Martinho, , agradeceu o empenho e a resposta imediata à chamada da CPCJ para a celebração do vigésimo aniversário desta entidade. “ A mim compete-me agradecer a todos os que se envolveram para a realização desta semana de celebrações. Foi uma semana intensa, uma semana dedicada à promoção e sensibilização para os direitos das crianças e jovens, com a ajuda imprescindível de toda a comunidade. Todos somos fundamentais, e ninguém é imprescindível quando está em causa o bem-estar das nossas crianças”. Sara Tavares de a conhecer todos os elementos que integram a CPCJ de Celorico de Basto e terminou a sua intervenção com a leitura da história “Onde começa a felicidade” de Eva Eland.
Mesmo a terminar o espetáculo todos os presentes cantaram os parabéns à CPCJ de Celorico debasto pela celebração dos seus 20 anos de existência.