Seleção Nacional de Andebol Sub-17 masculina em estágio em Celorico de Basto

Preparação para o European Open decorre no Gimnodesportivo de Celorico de Basto de hoje até 30 de junho

Celorico de Basto está na rota do Andebol e recebe, de hoje a 30 de julho, os 16 atletas convocados pelo selecionar João Varejão, que irão participar em dois importantes momentos internacionais. O European Open que decorre na Suécia de 2 a 8 de julho, e o Festival Olímpico da Juventude, que terá lugar na Eslovénia, de 22 a 30 de Julho.

Em Celorico de Basto o andebol é um desporto que tem vindo a ganhar relevância desportiva com um clube que é já uma referência nacional, o Beca, “fruto da audácia e capacidade de entrega do treinador João Varejão, um homem que tinha um sonho e que o viu concretizado. Hoje o Beca é um clube altamente competitivo, com vários atletas convocados assiduamente para as seleções” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca diz que “estes encontros/momentos de estágio da seleção nacional são demonstrativos da importância que o andebol tem neste concelho, e é com toda a honra que os acolhemos e lhes proporcionamos as melhores condições para que usufruam de um estágio tranquilo ao comando do treinador João Varejão”.

Todo o apoio logístico para este estágio é facultado pelo Município de Celorico de Basto, para que os atletas possam estar focados e se possam preparar devidamente para as provas internacionais a disputar no próximo mês. João Varejão diz que “Celorico de Basto é um concelho acolhedor, com excelentes infraestruturas e tranquilo, ideal para um estágio de preparação, onde os atletas devem estar concentrados e focados no trabalho que se pretende desenvolver. As competições internacionais que vamos disputar serão fundamentais para o crescimento e evolução destes jovens jogadores. A presença do Selecionador Nacional da equipa Sénior de Portugal em Celorico de Basto, Paulo Jorge Pereira é também sinónimo da relevância, fundamentalmente, para a observação do nível dos atletas mais jovens que ambicionam um dia atingir a seleção nacional absoluta”. A este propósito, Paulo Jorge Pereira refere que “…estes são momentos especiais, não só para acolher melhor os atletas mas também para alinhar detalhes relacionados com o modelo de jogo das seleções. Por outro lado, estar em Celorico de Basto é sinal da importância que o concelho tem tido nos últimos anos no desenvolvimento do andebol não só pelas ótimas condições de trabalho, mas também por sentirmos que já é um território de Andebol. Prova disso mesmo foi a recente convocatória do atleta Celoricense (atleta da formação do BECA) Nuno Queirós á Seleção Nacional A”.

Refira-se que neste European Open, a seleção Nacional de andebol Sub-17 vai defrontar a Lituânia logo no jogo inaugural, mas pelo caminho encontrará a Bélgica, a Suíça e a Noruega.