Saúde fundaMENTAL trouxe reconhecida psicóloga clínica, Vera de Melo, a Celorico de Basto

Última atualização:

Nesta ação de formação que decorreu este sábado, 02 de dezembro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, ficou a intenção de tornar o dia 2 de dezembro como o Dia Municipal para a Saúde Mental.

Presente na ação, a vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, disse que “vivemos tempos desafiantes, enfrentamos grandes problemas de ordem global, uma pandemia, as guerras e todos os problemas económicos e sociais que lhe estão associados e que mexem diretamente com a nossa vida. Perceber que temos que cuidar de nós, da nossa saúde mental através de comportamentos saudáveis e estratégias que os profissionais ensinam e aconselham é fundamental, e são ações como estas que, para além de formarem, esclarecem, tiram dúvidas e consciencializam para a necessidade do autocuidado”.

Integrada no plano de formação do Agrupamento de escolas de Celorico de Basto, esta ação de formação de curta duração, acreditada para efeitos de progressão de carreira, e designada Saúde Fundamental contou com a presença de oradores conceituados de várias áreas de formação, nomeadamente Vera de Melo, reconhecida psicóloga clínica, João Rema, médico psiquiatra e Eusébio Machado, professor da Universidade Portucalense.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Carvalho, esta ação de formação “é fundamental quando temos uma escola cada vez mais responsabilizada pela sociedade que vamos construindo. Os professores e todos os profissionais que trabalham nas escolas acercam em si uma carga cada vez mais exigente e que os obriga a serem multitasking com pressões de vários lados, contribuindo de forma cumulativa para a degeneração da sua saúde mental. Perceber essa realidade e encontrar estratégias e soluções que contrariem essa realidade é objetivo nesta sociedade cada vez mais exigente”.

A ação de formação foi dirigida a professores, técnicos superiores, assistentes administrativos, e operacionais que acederam e marcaram presença nesta ação sobre saúde mental. Durante a  sessão foram abordados mitos e verdades sobre a ansiedade, stress, bournout…Quando recorrer aos cuidados de saúde,  que estratégias a usar para uma melhor saúde mental, a alimentação equilibrada, o exercício físico, as terapias. Falou-se de depressão e dos tratamentos químicos (eletrochoques). A pressão que os professores sofrem diariamente, a capacidade de lidar com o aluno Z+, um desafiante, desatento, digital, que tudo sabe…

Foi ainda abordado o atual modelo de gestão das escolas, um modelo sistémico, organizacional e comunitário com o intuito de melhorar o funcionamento dos espaços de ensino de forma global.