Rotunda da entrada sul da vila de Celorico de Basto melhora fluidez do trânsito automóvel

Última atualização:

Estão concluídas as obras de acesso sul à vila de Celorico de Basto, e é já “visível a fluidez do trânsito e a beleza da própria entrada, com uma orientação mais apelativa para a circulação automóvel e para circulação pedonal”.

Esta obra deriva de um financiamento aprovado no âmbito do programa Norte 2020 nas candidaturas de “overbooking”.

Com esta obra foi construída uma rotunda normal sendo definida uma faixa de circulação de 6 metros, acrescida ainda de uma zona galgável num material distinto daquela. A circulação pedonal foi uma das prioridades deste projeto tendo-se priorizado soluções que salvaguardam a segurança e o conforto dos seus utilizadores.

Como prioridade absoluta definiu-se que o atravessamento das vias deveria ser feito por passadeiras niveladas com os passeios, sendo que estas, por sua vez, funcionam como dissuasores de velocidade, obrigando os automobilistas a uma redução de velocidade.

O desenho dos passeios resulta então do espaço disponível entre o novo desenho urbano das vias e as edificações adjacentes, sendo, sempre que possível, espaços amplos e largos que se coadunam com as passadeiras e as zonas de estacionamento que naturalmente tiveram que ser redesenhadas e relocalizadas.

Conteúdo atualizado em 29 de Fevereiro de 2024 às 11:54