Crianças do Jardim de Infância de Agilde estiveram esta segunda, 13 de janeiro, a cantar os Reis ao presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, com a interpretação da música “somos reis, somos magos”. Ontem, foi a vez de receber os utentes do CACI da Associação de Solidariedade Social de Basto que interpretaram a música “em Belém já nasceu, Jesus Cristo Salvador do Mundo”.
É a primeira vez que este jardim de infância visita a autarquia celoricense para cantar as Janeiras. O grupo, movida pela ideia de salvaguardar os usos e costumes desta tradição secular, decidiu passar pelos Paços do Concelho e desejar um bom ano ao executivo municipal. José Peixoto Lima, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Maria José Marinho, ouviu atentamente a interpretação das crianças e felicitou-os pela iniciativa. “É uma honra receber-vos nesta casa que é de todos nós, para vos ouvir interpretar a música dos reis”.
O CACI tem como tradição cantar as Janeiras na autarquia e este ano não foi diferente, com a vozes bem afinadas, interpretaram a música “Em Belém já nasceu, Jesus Cristo Salvador do Mundo” e deliciaram a plateia que se juntou ao Presidente da autarquia, nesta valorização das tradições. O autarca felicitou o grupo por esta “maravilhosa interpretação, que além de valorizar a nossa identidade, reúne as pessoas e promove o convívio. Receber este grupo na autarquia para cantar as Janeiras é também um sinal claro de inclusão numa sociedade onde todos temos lugar”.
A tradição das Janeiras vai-se mantendo pelas freguesias como forma de preservar as tradições, um iniciativa levada a cabo, principalmente pelas associações e comissões de festas para angariação de fundos, verba que ajuda estas entidades a desenvolver as atividades a que se propõem.
Os Cantares das Janeiras em Celorico de Basto têm um momento de maior destaque o “Encontro Vamos Cantar as Janeiras”, uma iniciativa que reúne muitos dos grupos que andam a cantar pelas freguesias no Gimnodesportivo de Celorico de Basto, no próximo dia 26 de Janeiro.