Iniciativa do executivo municipal continua a sua ronda pelas freguesias do concelho. Na manhã do passado sábado, a Junta de Freguesia de Borba da Montanha recebeu os vereadores executivos da Câmara Municipal numa reunião em que se fez um ponto de situação em relação aos trabalhos já realizados, novas obras e projetos para o futuro da freguesia.

A Freguesia de Borba da Montanha recebeu, na manhã do passado sábado, a iniciativa “Presidência Aberta – Aproximar Celorico”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que tem realizado um périplo com visitas e reuniões de trabalho envolvendo os executivos das Juntas de Freguesia e forças vivas de todas as freguesias do concelho. Nesta reunião, que juntou o executivo liderado por Eurico Magalhães, com José Peixoto Lima, Presidente da autarquia, Domingos Teixeira e Maria José Marinho, vereadores com funções executivas. Na reunião foi realizada uma análise aos trabalhos já realizados, com destaque para as obras de melhoramento e requalificação da rede viária e caminhos da freguesia, nomeadamente a pavimentação em betuminoso da Rua da Devesa e da Travessas de Afães e Travessa de Serrães, já concluídas e outras obras que estão em fase de conclusão ou preparadas para a execução. Também o reforço da rede móvel, já efetuado com a instalação de equipamentos por parte das operadoras estão em vias de entrar ao serviço da população, suprimindo uma lacuna, cuja resolução era u natural anseio da população. O estado da rede viária, as condições de segurança para a circulação de viaturas e pessoas são uma preocupação da Junta de Freguesia, que ouviu do executivo um claro compromisso na resolução de problemas como a colocação de passadeiras, de sinalética rodoviária, arranjo de valetas e ainda a criação e arranjo de passeios para circulação de peões em segurança. Os caminhos florestais, mereceram também uma atenção especial, tendo o Presidente transmitido que a Câmara Municipal está a fazer um investimento significativo em maquinaria e meios humanos que permitirão criar duas equipas de trabalho que viabilizem uma resposta a este problema em todo o território do concelho que possui uma vasta área florestal.

Nesta reunião, foi também feito um ponto da situação relativo à estratégia local de habitação e ao acesso condigno, dando o executivo conta dos investimentos a realizar nesta freguesia, para melhoria das condições de vida da população. Tendo em vista a melhoria constante das condições da freguesia, foram discutidos os projetos de ampliação da rede de fibra ótica e a proposta da rede de água e saneamento, bem como outros projetos de interesse para freguesia como a reabilitação da praia fluvial e espaço de lazer da freguesia. José Peixoto Lima transmitiu ainda o investimento a realizar no Posto de Saúde da Mota e a alteração profunda que se irá verificar no serviço de transportes, com o “serviço à chamada”, pronto a operacionalizar em articulação com a rede de táxis do concelho, prestando um serviço mais eficiente à população para as suas necessárias deslocações.

A Presidência Aberta realizou ainda uma visita às instalações do Centro Comunitário Bento XVI, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que presta um valioso serviço à comunidade, nomeadamente aos mais idosos e desprotegidos, que verá nos próximos tempos a sua resposta social aumentada, fruto de um investimento de 1 Milhão e 300 mil Euros que já está em execução.

No final da reunião de trabalho, o Presidente da Câmara, destacou “a importância desta iniciativa, que pretende afinar estratégias e a colaboração entre a autarquia, Junta de Freguesia e forças vivas para promover uma resposta eficaz aos problemas das pessoas, gerindo da melhor forma os recursos financeiros e humanos existentes, promovendo o desenvolvimento homogéneo e sustentado de todo o território”.

Concluídas já três freguesias, as Presidências Abertas vão continuar por todas as 15 Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.