Presidência aberta na freguesia de Veade, Gagos e Molares

Última atualização:

Fortalecer a democracia, promover a coesão social e melhorar a eficácia das políticas públicas é o objetivo desta iniciativa.

O executivo municipal de Celorico de Basto esteve hoje, 09 de agosto, com o executivo da freguesia de Veade, Gagos e Molares e as instituições desta freguesia para alinhar as melhores políticas para a promoção deste território e acima de tudo para a criação das melhores condições que fomentem o bem-estar da população desta freguesia.

Nesta reunião de trabalho foi possível observar de perto a realidade da freguesia numa perceção conjunta daquilo que já foi desenvolvido, do que está projetado e os anseios para o futuro.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, deu particular enfoque à vila de Fermil e enfatizou a necessidade de revitalizar aquele aglomerado urbano. “É preciso restituir a Fermil a importância de outros tempos, dar-lhe o peso que ela merece, só possível com dinamismo e o envolvimento de todos neste processo, com projetos concertados e audazes que elevem esta terra. Se muitos dos equipamentos existentes fossem planeados e organizados para que tudo estivesse mais próximo deste aglomerado, certamente que hoje, Fermil teria outro esplendor. Agora com a construção da via rápida, estou certo que vamos sentir a prosperidade nesta vila e em todo este território e poderão consolidar-se os projetos que estamos a desenvolver como a zona industrial de Fermil”.

Nesta freguesa de Veade, Gagos e Molares foi instalado o saneamento e  “urge que as pessoas se liguem à rede”, foi instalada a rede de gás “para uma energia mais acessível e todos”. O autarca celoricense assegura que “é preciso dotar o território com equipamentos essenciais para as populações, a exemplo o Centro Cultural, com utilização útil e diária pela população e o recentemente inaugurado Centro Interpretativo de Veade, na perspetiva da preservação do património e a salvaguarda da identidade local”.

Nesta freguesia, no âmbito da estratégia local de habitação, estão submetidas ao IHRU 28 candidaturas, no que respeita ao 1º direito, um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros. Será ainda efetivado um investimento superior a 3 milhões de euros para a construção de 17 fogos, bem perto da vila de Fermil.

No programa da autarquia “acessibilidade condigna para todos” já foi pavimentada a Rua do Alto do Cruzeiro, a rua Nova da Goma, a rua da Costa, a Travessa de Muchões, a rua da Torre e a rua da Soalheira.

Relativamente às vias estruturantes, obras de grande envergadura promovidas pelo Município de Celorico de Basto, já foram pavimentadas a Rua N.ª Sra. Da Goma, a Rua de Almeida, a Rua da Passagem, a Rua da Fonte e o Largo do Cemitério de Gagos. A breve trecho será executada a Rua da Granja, a Rua do Alto do Bouro, a Rua Nova, Repavimentado o Caminho da Garceira até à E.N.304 em Gagos (Rua dos Vales; Rua de Muchões), executados os arruamentos Bairro Fermil (Rua Capitão Saavedra; Travessa Capitão Saavedra e Rua da Vila), os arruamentos em Fermil (Rua da Calçada, Rua N. Sra. da Conceição), o Largo de entrada ao Polidesportivo, a pavimentação do Centro Cultural de Fermil, a pavimentação do Largo na envolvente da Igreja de Molares e a repavimentação em cubo do largo da Igreja até ao cruzeiro.

Todo este território será coberto com rede de Fibra ótica, será revitalizada a   Área Recreativa Fluvial de Fermil de Basto com a aquisição de terrenos efetivada, e proceder-se-á a Valorização do Património Ribeirinho – Rio Veade.

O autarca deixou uma novidade que foi o facto de haver luz verde para o procedimento EN210 – KM 14+500 – Reordenamento de Zona de Passadeira – Escola Profissional de Fermil, um lugar perigoso para o estacionamento de  autocarros que será  “finalmente resolvido”.

Esta Presidência Aberta contou também com a presença de elementos de várias associações locais que expuseram as suas dificuldades e anseios na concretização da sua atividade associativa. Estiveram representantes do Grupo de Jovens de Veade, da Casa do Povo de Fermil, dos Bombos Os Caetanos de Gagos e da Associação Caçadores de Molares e do Sport Clube Fermilense.

A troca de opiniões e perceções foi o objetivo desta Presidência Aberta que culminou com a visita a algumas obras já concluídas nesta freguesia de Veade, Gagos e Molares.

Conteúdo atualizado em 13 de Agosto de 2024 às 09:47