Presidência aberta em Celorico de Basto arrancou em Agilde

Última atualização:

O executivo municipal iniciou no dia 14 um roteiro pelo desenvolvimento do concelho. Ao longo dos próximos meses serão realizadas visitas a todas as freguesias e uniões de freguesias do concelho. Um olhar conjunto do executivo municipal, Juntas de Freguesia e forças vivas de cada freguesia, no momento em que se assinala a passagem de metade do mandato dos órgãos eleitos.

A iniciativa arrancou em Agilde, com uma reunião que juntou os vereadores com funções executivas e os elementos que constituem a Junta de Freguesia de Agilde.

Durante a manhã o executivo deu conta dos trabalhos realizados na freguesia, as obras a decorrer e os projetos para o futuro, ouvindo do executivo da freguesia as dificuldades e anseios da população.

O arranque da instalação da rede de saneamento e a pavimentação das estradas municipais são as grandes prioridades para a freguesia, que mereceram a atenção nesta reunião de trabalho. Ficou definido um plano de ação que contempla a instalação da rede de saneamento na rua de Santa Eufémia e na estrada que liga Várzea à Senhora da Rosa. A pavimentação, já anteriormente decidida pela Câmara Municipal, mas será agora concretizada com a inclusão do saneamento.

Em destaque também os trabalhos realizados no âmbito da medida “uma acessibilidade condigna para todos”, que tem merecido um esforço da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, estando já executadas as intervenções na Rua do Monte da Serra, Travessa da Estrada, Travessa do Ladário, muros de suporte na Rua das Veigas e caminhos florestais na Serra da Penouta. José Peixoto Lima, reforçou o compromisso e empenho do Município em prosseguir estes trabalhos executando obras na Rua de Santa Eufémia, Rua de Agilde, Travessa de Queiriz, Rua das Veigas, Rua do Monte da Serra e a construção do muro de suporte na Travessa do Ladário.

Para o futuro, os dois executivos alinharam estratégias e prioridades para a Freguesia, nomeadamente a criação de uma Zona Industrial na Freguesia, num espaço que dá continuidade às unidades de acolhimento industrial dos vizinhos concelhos de Fafe e Felgueiras, criando assim, em conjunto, um dos maiores parques industriais do Norte do País.

Câmara Municipal e Junta de Freguesia partilham preocupação relativamente ao mau estado da rede viária nacional e falta de resposta da tutela para a resolução de problemas, que condicionam o bem estar da população e desenvolvimento da freguesia.

Feito este balanço dos trabalhos realizados nos primeiros dois anos do mandato, Município e Junta de Freguesia alinharam estratégias relativamente a projetos de futuro que respondam às necessidades da população, nomeadamente a instalação de um serviço de correios na freguesia, o reforço da rede de fibra ótica e a melhoria do serviço de transportes públicos. Em análise estiveram também projetos que contribuam para o reforço da atratividade desta freguesia, como as melhorias a realizar na praia fluvial de Agilde, as obras no largo envolvente à Igreja e a construção da Capela Mortuária, a requalificação da escola da Várzea, e as obras de ampliação do Campo de Jogos de Agilde.

Durante a tarde, os dois executivos tiveram reuniões de trabalho com associações locais que prestam serviço à comunidade e contam com o Município e Junta de Freguesia para executar os seus projetos.

Conteúdo atualizado em 18 de Outubro de 2023 às 12:33