ligas de futsal

Polidesportivos de Celorico de Basto ao rubro para receber as finais das Ligas de Futsal

Celorico de Basto viveu intensamente as finais das Ligas de Futsal que decorreram nos dias 11, 12 e 13 de agosto depois de 3 meses de jogos nos polidesportivos do concelho.

A final da Liga Sénior Masculina Topikrelevo decorreu no dia 11 de agosto no polidesportivo do Freixieiro, em pleno dia de abertura da XXIII Feira de Artesanato e Gastronomia, com uma multidão a assistir aos jogos que iriam decidir o 1º, 2º, 3º e 4º lugares. Os vencedores foram os Amigos de Segunda num jogo bem disputado com direito a prolongamento frente ao Futsal Gandarela. Em terceiro lugar ficou a equipa ACR Fervença e em 4º lugar a ADCR Terra do Diabo. Nesta liga o melhor marcador foi o atleta Pádi da equipa I-BIT.

A final da Liga Sub 17 Masculino CBSPORT e REAL FORMA, decorreu no polidesportivo de Fermil, no dia 12 de agosto, e colocou frente a frente os  “100Pressão” e “os Baldas”, com os Baldas a sagrarem-se campeões desta liga. Em 3º lugar ficou a equipa do Mota FC e em 4º lugar a ADCR Terra do Diabo Sub-17. O melhor marcador desta liga foi o atleta Manuel Tomás de Góis Leite da equipa “Os Baldas”.

A última final a entrar em campo foi a Liga Sénior Feminina Pingo Doce, com jogos plenos de adrenalina, emoção e muito fair-play, disputados no Polidesportivo da Mota com uma multidão de adeptos ao rubro a torcer pelas equipas em campo. O jogo da final colocou frente a frente a equipa da UF de Carvalho e Basto Sta. Tecla contra Las Ibéricas num jogo pleno de adrenalina e emoção com a equipa da UF de Carvalho e Basto Sta. Tecla a sagrar-se campeã. Em 3º lugar ficou a equipa das  “As Moreirenses”,  e em 4º lugar “As Marias”. A melhor marcadora desta liga foi a atleta Carolina Veloso da equipa “Las Ibéricas”.

As ligas de Futsal foram organizadas pela Associação de Futsal de Celorico de Basto em parceria com o Município de Celorico de Celorico de Basto. Para José Peixoto Lima, Presidente da autarquia celoricense, “Celorico de Basto viveu intensamente as ligas de futsal. Foram meses de muita emoção e competitividade, mas também muito fair play entre todas as equipas que fizeram parte deste reativar ligas de futsal. As finais ficaram marcadas pela moldura humana que acorreu aos polidesportivos para torcer pelas equipas em prova e que lutaram pelos lugares cimeiros nas diferentes ligas”. José Peixoto Lima observou que “o mais importante destas ligas é o fomento do desporto e a utilização dos equipamentos desportivos  que o concelho dispõe. Temos uma rede de polidesportivos que existem para ser utilizados para a prática de diferentes modalidades, seja futsal, andebol, voleibol, basquetebol, atletismo e outras, equipamentos que reabilitamos para que estas ligas pudessem decorrer nas melhores condições. E foram meses muito intensos em que todos foram vencedores”.

As ligas de Futsal contaram com 18 equipas na Liga Sénior Masculino, 4 equipas na Liga Masculina Sub-17 e 6 equipas na Liga Sénior Feminina.

Segundo a Presidente da Associação de Futsal de Celorico de Basto, Paula Magalhães, “tivemos meses de muita atividades com jogos muito intensos com os atletas a dar o máximo para atingir os melhores resultados. Uma liga cada vez mais competitiva mas com muito fair play e entre ajuda. Tivemos muitos atletas oriundos de outros concelhos como Mondim de Basto, Fafe, Cabeceiras de Basto, Amarante, Guimarães, Vizela, Felgueiras que vieram enriquecer ainda mais estas ligas e aumentar o nível de competitividade”.

As Ligas de Futsal regressam em 2023, com o arranque das mesmas agendado para meados de Junho.