Policia Municipal Municipal iniciou hoje funções em Celorico de Basto

Efetivo está praticamente completo e iniciou hoje funções neste concelho vindo a resolver um problema grave que se vinculava à falta de recursos humanos na área da fiscalização.

Esta policia municipal será um serviço municipal moderno e eficaz, vocacionado para a execução de funções de polícia administrativa na fiscalização do cumprimento dos regulamentos municipais e da aplicação das normas legais, designadamente nos domínios do urbanismo e da construção, fiscalização do cumprimento dos regulamentos municipais e da aplicação das normas legais, nomeadamente na defesa e proteção da natureza e do ambiente, do património cultural e dos recursos cinegéticos e na proteção das comunidades locais.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto deu hoje as boas-vindas a estes trabalhadores e orientou este efetivo para um trabalho “de muita responsabilidade, sentido de missão e de apoio às nossas populações. O cerne da missão da policia municipal assenta na fiscalização mas compreende uma serie de serviços, acima de tudo, colaborara na salvaguarda de pessoas e bens”. No imediato o Presidente da Câmara Municipal solicitou o empenhamento destes elementos, com suporte das respetivas equipas técnicas, para colaborarem no levantamento dos prejuízos causados pelos incêndios, tarefas que reportou como muito urgentes e de enorme importância. Solicitou para estarem perto dos idosos e das crianças com campanhas de sensibilização sobre várias temáticas, “serão agentes de proximidade colaborando de forma efetiva com os grupos mais vulneráveis e isolados” assegura José Peixoto Lima. O autarca quer, acima de tudo “ que estes trabalhadores sejam próximos, disponíveis com o objetivo concreto de ajudar as nossas populações sempre que necessário”.