Plataforma ODS LOCAL mostra-se à sociedade civil em Celorico de Basto

O primeiro laboratório de Sustentabilidade Local aconteceu esta quinta, 06 de junho, na Casa da Terra em Celorico de Basto. É o primeiro laboratório de 2024 e visa mobilizar a sociedade civil para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

Esta foi mais uma iniciativa integrada na semana do ambiente, promovida neste concelho.

Uma sessão que contou com a presença de técnicos da autarquia celoricense e elementos da sociedade civil, de IPSS, Juntas de freguesia e outras entidades. Uma iniciativa que procura esclarecer e envolver a comunidade “para a necessidade urgente de criar projetos e ações que efetivamente contribuam para a sustentabilidade ambiental” disse Maria José Marinho, Vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “O cumprimento destes 17 ODS depende de todos, e por isso a emergente necessidade de sensibilizar a comunidade de forma integral. É preciso que individualmente se perceba a importância de orientar as nossas ações para comportamentos sustentáveis, para que todos, de forma efetiva, façamos a diferença” assegura a autarca.

A dinamização da ação foi promovida por Lia Vasconcelos, na plataforma ODS Local, responsável pela componente de envolvimento e mobilização dos técnicos e decisores com a sociedade civil, que assegurou que “muitas vezes estas políticas internacionais, estes ODS que pertencem à agenda 2030, são, para a maioria das pessoas muito abstratos. E não compreendem como é que podem contribuir, mesmo quando já o fazem. É crucial explicar, sensibilizar e criar alguma literacia nesta área dos ODS, para que ninguém fique para trás”. Lia Vasconcelos diz que “a agenda 2030 exige que os ODS sejam cumpridos e a plataforma permite aos municípios saber quais os objetivos para os quais têm contribuído mais, de modo a perceber quais são aqueles onde têm de trabalhar. O mesmo acontece com as coletividades permitindo que registem os seus projetos de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável, para que fiquem disponíveis na plataforma e visíveis para todos. A plataforma permite selecionar os que são importantes para a candidatura, sendo uma ferramenta que facilita o acesso ao financiamento”.

A ODS Local é uma plataforma que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada Município em realação aos ODS. É uma plataforma de um consórcio, o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o Observa (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa). O MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a start up, 2adapt,  “que contribuem para esta mobilização e estas metodologias colaborativas de modo a envolver cada vez mais as pessoas para que compreendam e percebam como podem ou estão a contribuir. É todo um processo dinâmico que se procura que seja de lazer, aprendendo, para que as pessoas consigam perceber qual é o seu papel e que se disponham a fazê-lo”.