Plano de Desenvolvimento Social de Celorico de Basto apresentado em Reunião de Clas

O PDS de Celorico de Basto 2024-2030 foi apresentado no dia 03 de setembro, na Casa da Terra, um plano que apresenta projetos ancora, estruturantes e de inovação social.

Está aprovado o plano que irá ser a “bússola” para que técnicos e entidade possam por em prática os diferentes programas e estratégias para o desenvolvimento social do concelho. Com os objetivos prioritários traçados, este plano apresenta projetos ancora, estruturantes e de inovação social definidos em conjunto e, tem em vista não só a produção de efeitos corretivos ao nível da redução da pobreza, do desemprego e da exclusão social, mas também efeitos preventivos gerados através de ações que envolvam a comunidade e promovam a alteração de comportamentos, com vista à melhoria das condições de vida das populações.

Trata-se de um plano abrangente e dinâmico, focado em 4 áreas de intervenção o risco, a vulnerabilidade Social, a exclusão social, e a exclusão estrutural, após o diagnóstico social. O PDS foi apresentado pela Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico e Basto, Helena Martinho, que esclareceu para a importância de colocar em prática “estratégias que se encontram nos planos de ação locais e nacionais com o objetivo de chegar a um público mais vasto, mais vulnerável e que exige uma intervenção multimodal com o apoio de recursos existentes e, se assim for necessário, com a afetação de mais recursos, o que se pretende é que este plano oriente para para o efetivo desenvolvimento social do concelho” .

O Plano de Desenvolvimento Social mostra-se como um guia nas políticas sociais, “que se foca nas pessoas e que busca soluções integradas, inovadoras e próximas” assegura o autarca celoricense. “Recentemente no âmbito da transferências de competências ficamos com a competência de desenvolver programas e estratégias que promovam o envelhecimento ativo, já estamos a fazê-lo mas vamos consolidar ainda mais este trabalho, temos que fomentar as estratégias certas para envelhecer com qualidade. Em breve teremos a nossa unidade de tratamento e reabilitação em funcionamento, são 18 capas que irão aproximar as pessoas das suas famílias no momento de reabilitação. Teremos também um conjunto de outros serviços para que as pessoas não tenham necessidade de se deslocar para fora do concelho, contribuindo para dar melhor qualidade de vida aos nossos idosos, aqueles que tanto nos deram” . Ainda neste contexto, diz José Peixoto Lima que e apesar da população estar envelhecida, vive-se um novo paradigma em Celorico. “ Desde 1950 que temos vindo a sentir o decréscimo da população, um decréscimo lento mas que se efetiva devido à emigração e ao aumento da esperança média de vida da população. Contudo, atualmente, vivemos tempos diferentes, somos um concelho que acolhe muitos imigrantes que aqui chegam para trabalhar e melhorar a sua condição de vida, homens, mulheres e crianças que temos que saber acolher, porque eles são fundamentais para a nossa economia, para o desenvolvimento do concelho. Esta onda de imigração tem que ser aproveitada para aumentar a nossa população, para a construção de uma economia mais rica, forte e equitativa”.

Na sequencia da apresentação do PDS foi apresentado e aprovado o plano de Ação da Rede Social de Celorico de Basto.

É ainda importante destacar a aprovação favorável pelo Clas dos pareceres para as candidaturas apresentadas ao aviso que visa a requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais – Resposta social SAD. Aprovado o aumento de 10 vagas em SAD para o Centro Social e Paroquial de Ribas, 9 vagas para o Centro Comunitário Bento XVII, 7 vagas para a Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, e 5 vagas para o Centro Social e Paroquial de Molares.

Quase a concluir a reunião foi apresentado o Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G Celorico + Social . Este CLDS 5G visa primeiramente reforçar a políticas de inclusão social e de combate à pobreza.

Um projeto que contempla 4 eixos de intervenção contudo, para o CLDS 5G de Celorico de Basto estão elegíveis 2 eixos de intervenção, o Eixo 1: Emprego, formação e qualificação e o eixo 4 : Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social.

Com um plano já definido e devidamente calendarizado, “prevê-se que entre em execução o mais breve possível, para a concretização dos objetivos a que nos comprometemos” ressalva José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Este é um programa abrangente, que vai mexer com todo o concelho e que vai capacitar e incluir os mais vulneráveis”.

A concluir a reunião, as entidades presentes foram informadas que no âmbito da garantia para a Infância, todas as entidades irão ser notificadas para indicar a pessoa que representa a instituição que irá integrar o Núcleo de Garantia para a Infância.