Peça artística “O Espanto” nos paços do concelho em Celorico de Basto

Está patente na entrada principal do Município de Celorico de Basto uma peça artística, “O Espanto”, que é uma miniatura do livro da Declaração Universal dos Direitos Humanos em cerâmica, realizada por um jovem artista plástico, protegida dentro de uma pequena campânula de vidro. Uma peça que visa lembrar a luta em defesa dos direitos Humanos.

A peça foi entregue à vereadora da educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, por duas jovens que integram o projeto mentor desta iniciativa, o GRITAH. O GRITAH – Grupo de Intervenção e Ação Humanitária, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) constituída por dezenas de jovens voluntários da região do Douro, Tâmega e Sousa, que conta com a colaboração da CIM – Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o que permitirá colocar a peça nos 11 municípios da CIM.

A colocação da peça no dia de hoje surge pelo facto de ontem, 10 de dezembro, se ter celebrado o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para Maria José Marinho “não podemos ficar indiferentes ao que se passa por este mundo, existem direitos que deveriam estar garantidos mas que, em muitas sociedades estão longe de estar assegurados. Este é um ato simbólico mas de muito valor e cheio de perseverança destes jovens, que lutam, que se entregam a causas nobres e justas, que acreditam que a humanidade tem que caminhar no sentido da igualdade e equidade, onde devem estar garantidos os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de forma uniforme, os valores que regem a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A peça estará patente na entrada do Município até ao próximo dia 17 de dezembro. Finda a data será recolhida pela associação GRITAH.