“Os Rostos da Democracia” – Exposição de pintura inaugurada em Celorico de Basto

Comemoração dos 50 anos do 25 de abril arrancou com inauguração da exposição da artista plástica Mafalda Rocha. Momento de abertura contou com momentos musicais, leitura de poesia e uma visita guiada pela história da conquista da liberdade e da democracia.

A inauguração da exposição no passado dia 2 de março, pelas 18h, decorreu com um cruzamento de artes – música, poesia e uma visita guiada pela história da conquista da liberdade e da democracia.

Esta série de pinturas “ROSTOS DA DEMOCRACIA”, num total de 44 obras em catálogo, honra as mulheres e homens, portugueses resilientes, que desde o derrube da Monarquia, da Ditadura até à Democracia lutaram na defesa de ideais, de causa cívicas e no desenvolvimento e fortalecimento do associativismo e da democracia. Os rostos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Maria Velho da Costa, Maria Barroso, Miguel Torga, Virgínia Moura, Carolina Beatriz Ângelo e muitos mais rostos que marcaram e marcam a nossa história portuguesa, pintados sobre textos da censura, resultam numa exposição que é também uma lição de história.

Como frisa a artista plástica Mafalda Rocha “Nesta exposição ficam registos da História, rostos que nenhum lápis azul ou censura foi capaz de eliminar ou rasurar, na expectativa de que seja para além de uma homenagem, um estímulo à reflexão sobre o papel e lugar de cada um de nós na defesa dos direitos individuais e sobretudo civilizacionais”.

O momento da inauguração foi também um momento de interação de artes, de promoção da cultura e dos jovens talentos Celoricenses, com a atuação do grupo “Ritmia”, composto por um conjunto de jovens alunos da “AMB – Academia de Música de Basto” e um grupo de jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, finalistas do concurso nacional de leitura: – Matilde Gomes, Mariana Pires e Cristiano Mota.

Em articulação com a pintora, estes jovens enriqueceram ainda mais o momento da inauguração e início das comemorações com momentos musicais, em que homenagearam Zeca Afonso, Adriano Correia, Amália Rodrigues e momentos de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa viagem guiada e emocionada pela exposição “ROSTOS DA DEMOCRACIA”.

Presente na sessão de abertura, a Vereadora da Cultura e Educação, Maria José Marinho, agradeceu” a disponibilidade da artista em realizar esta exposição em Celorico de Basto, que marca o arranque de um vasto programa de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, uma data marcante na história do nosso país, que o Município de Celorico de Basto não deixará de assinalar, com a realização de várias atividades que pretendem manter bem viva a memória da ditadura e a importância das conquistas de abril para todos os Portugueses.

Para Mafalda Rocha expor em Celorico de Basto foi um momento de orgulho, numa casa nobre como a Casa da Terra, “agradeço ao Município de Celorico de Basto o convite para expor em tão nobre data e no âmbito das vossas comemorações e honrada com a primazia da abertura das comemorações dos 50 ANOS DO 25 DE ABRIL no vosso Município. Não posso deixar de agradecer a participação dos grupos de jovens que comigo cruzaram esta inauguração, enobrecendo ainda mais este momento, pois eles são o futuro e como futuro é urgente e necessário que interajam neste e em outros momentos marcantes da nossa história, de forma a estimula-los sobre o papel e lugar de cada um na sociedade portuguesa e no mundo em geral”

A exposição está instalada nos dois pisos da Casa da Terra e está patente até ao dia 30 de abril, podendo ser visitada gratuitamente todos os dias e aceitando visitas de grupos mediante marcação. Ao longo deste tempo de exposição irão decorrer várias atividades com a comunidade escolar – para que os mais jovens compreendam o valor da liberdade e a razão do 25 de Abril. Também irá haver interação com outros grupos da comunidade Celoricense, como teatro e tertúlias sempre no âmbito da exposição e com o apoio da artista plástica.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt