Os Caetanos de Gagos promoveram Encontro de Grupos de Bombos

O mês de junho arrancou com os Cetanos de Gagos a organizar um encontro de grupos de Bombos em S. Caetano, Gagos, Celorico de Basto.

A iniciativa contou com 10 grupos de bombos de várias localidades que acederam ao convite d’ os Caetanos de Gagos para participar neste encontro.

Para a o presidente d ‘os Caetanos de Gagos, Rafael Silva “esta é uma iniciativa que pretende juntar, num mesmo recinto, vários grupos de bombos e brindar a população e os visitantes com esta festa tradicional. O nosso objetivo é reforçar a importância desta música tradicional com ritmos poderosos e que atraem sempre muitos aficionados”.

Além d’ Os Caetanos de Gagos estiveram presentes neste encontro, os Zés Pereiras de S. Romão do Corgo, os Bombos de Sta. Eufémia de Agilde, a Associação NUN’ALVARES Pedraça, o Grupos de Bombos “os Tugas” de Carvalho, o Grupo Zés Pereiras de Vilarinho, a Banda de Zés Pereiras de Vilar de Ferreiros, o Grupo de Bombos “Castelo em Movimento”, o Grupo de Bombos “Viva Moreira”, Grupo de Bombos Salamonde e o Grupo de Concertinas “Diana e Amigos”.

Um momento que iniciou às 18h30 e decorreu pela noite dentro do dia 1 de junho, num lugar edílico para a confraternização e o convívio. “Ver estes jovens cheios de dinamismo e paixão por esta cultura popular é muito importante, primeiro porque valorizam as nossas tradições ancestrais e depois porque entendem que a preservação da nossa cultura é fundamental para promoção da nossa identidade, num esforço que deve ser de todos” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca disse também que “estes jovens são a certeza de que teremos um futuro risonho, pela forma como se envolvem na comunidade, pela forma como se dedicam à preservação do que é e todos, pela forma como, tão brilhantemente, entendem que a evolução só se faz se levarmos connosco as nossas mais ancestrais tradições”.