Celorico de Basto
Com uma superfície territorial de 18.107 ha (181,07 Km²) e um perímetro de 71.244 metros, o concelho de Celorico de Basto é constituído por 15 freguesias, nomeadamente: Agilde, Arnoia, Borba da Montanha, União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta, União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), Codessoso, Fervença, Moreira do Castelo, Rego, Ribas, Basto (São Clemente), Vale de Bouro, UF de Veade, Gagos e Molares.
Navegue no mapa e clique nas freguesias para saber mais.
Freguesia de Basto (São Clemente)
Freguesia de Basto (São Clemente)
A freguesia de Basto (São Clemente) possui uma área de 15,41 km². Fazem parte do património histórico a igreja paroquial de Basto (São Clemente), a capela de São Sebastião, a capela da Senhora Aparecida, a capela da Senhora da Piedade, a capela de São Gonçalo, o Solar do Souto ou Casa do Souto, a Casa da Gandarela e a capela de Santo António.
Presidente
Daniel António Magalhães Meireles
Freguesia de Ribas
Freguesia de Ribas
A freguesia de Ribas possui uma área de 8,28 km². Fazem parte do património histórico a igreja Paroquial de Ribas, a capela de São Sebastião, a capela de São Martinho, a capela de Santa Bárbara, a capela de São Bento e a capela de Santo António.
Presidente
José Manuel Teixeira de Sousa
Freguesia de Rego
Freguesia de Rego
A freguesia de Rego possui uma área de 17,09km². Fazem parte do património histórico a igreja de S. Bartolomeu, a capela Nossa Senhora da Saúde, a capela de São Bento e a capela de São Pedro.
Presidente
Inácio Manuel da Mota Oliveira
Freguesia de Vale do Bouro
Freguesia de Vale do Bouro
A freguesia de Vale do Bouro possui uma área de 7,89 km². Fazem parte do património histórico a igreja paroquial de Vale do Bouro, a capela da Senhora do Amparo e a Casa do Melhorado.
Presidente
Vítor António Sousa Costa
União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo
União das freguesias de Canedo de Basto e Corgo
A união das freguesias de Canedo de Basto e Corgo possui uma área de 13,23 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Canedo de Basto e São Romão do Corgo e tem a sede em Canedo de Basto. Do património histórico destaca-se: em Canedo de Basto, a igreja paroquial de Canedo de Basto, a capela de Santo António, a Capela de Santa Luzia e a Casa de Canedo - casa do século XVII; no Corgo, a igreja paroquial de São Romão do Corgo e o túmulo do venerável Frei Bernardo de Vasconcelos.
Presidente
Sérgio Alexandre Carvalho Teixeira Mota
União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares
União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares
A união das freguesias de Veade, Gagos e Molares possui uma área de 12,99 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Veade, Gagos e Molares e tem a sede em Veade. Do património histórico destaca-se: em Veade, a igreja paroquial de Veade, a casa da Boavista (incluindo o jardim e os seus elementos decorativos) e a Casa do Outeiro; em Gagos, a capela paroquial de Gagos e a capela da Senhora dos Prazeres; em Molares, a igreja paroquial de Molares e a capela de Santo António.
Presidente
José Manuel Félix Peneda
União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta
União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta
A união das freguesias de Caçarilhe e Infesta possui uma área de 11,48 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Caçarilhe e Infesta e tem a sede em Caçarilhe. Do património histórico destaca-se: em Caçarilhe, a igreja paroquial de Caçarilhe e a capela da Senhora do Viso; em Infesta, a igreja paroquial de Infesta, a capela de São Gonçalo e a capela de Santa Luzia.
Presidente
Manuel Marinho
União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe
União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe
A união das freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe possui uma área de 17,17 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e tem a sede em Britelo. Do património histórico destaca-se: em Britelo, a igreja paroquial de Britelo, a capela da Senhora da Saúde, a capela de Santa Luzia e a capela de Santa Iria; em Gémeos, a igreja paroquial de Gémeos; em Ourilhe, a igreja paroquial de Ourilhe.
Presidente
José Alberto Teixeira de Mesquita
União de Freguesias de Carvalho e Basto Sta. Tecla
União de Freguesias de Carvalho e Basto Sta. Tecla
A união das freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) possui uma área de 10,03 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Carvalho e Santa Tecla de Basto e tem a sede em Carvalho. Do património histórico destaca-se: em Carvalho, a igreja paroquial de Carvalho e a capela de Santa Bárbara; em Basto, a igreja paroquial de Basto (Santa Tecla) e a capela da Senhora da Graça.
Presidente
António Jorge Teixeira Marinho
Freguesia de Borba da Montanha
Freguesia de Borba da Montanha
A freguesia de Borba de Montanha possui uma área de 10,89 km². Do património histórico fazem parte a igreja paroquial Borba da Montanha, a capela de Santo António e a capela de Santo Amaro.
Presidente
Eurico Manuel Cunha Magalhães
Freguesia de Agilde
Freguesia de Agilde
A freguesia de Agilde possui uma área de 9,01 km². Do património histórico fazem parte a igreja de Santa Eufêmia, a capela de Nossa Senhora da Rosa e a capela de São Pedro do Ó.
Presidente
Luís Lemos Lopes
Freguesia de Arnóia
Freguesia de Arnóia
A freguesia de Arnóia possui uma área de 18,73 km². Do património histórico fazem parte o Castelo de Arnóia ou Castelo dos Mouros, o Pelourinho do Castelo e o Convento de arnóia, incluindo no seu conjunto a igreja, o cruzeiro a fonte-oratório, os moinhos, a casa da tulha e anexos agrícolas.
Presidente
Carlos Vítor da Costa Moura
Freguesia de Fervença
Freguesia de Fervença
A freguesia de Fervença possui uma área de 12,05 km². Do património histórico fazem parte a igreja românica de São Salvador de Fervença (Românico Tardio), o cruzeiro de São Bento (século XVIII), o cruzeiro do Tapado (século XVIII), o cruzeiro da Devesa (século XX), a capela de Nossa Senhora da Ajuda, a capela de Nossa Senhora do Calvelo, a capela de São Bento e a capela de Paredes.
Presidente
Manuel Augusto Alves Magalhães
Freguesia de Moreira do Castelo
Freguesia de Moreira do Castelo
A freguesia de Moreira do Castelo possui uma área de 6,14 km². Faz parte do património histórico a igreja paroquial de Moreira do Castelo.
Presidente
Alexandra Patrícia Moreira Silva
Freguesia de Codessoso
Freguesia de Codessoso
A freguesia de Codessoso possui uma área de 10,7 km². Do património histórico faz parte a igreja paroquial de Codessoso.
Presidente
Manuel Fernando Coelho Pinheiro
Conteúdo atualizado em 17 de Maio de 2022 às 16:48