Redução na ordem dos 840 mil euros
O autarca de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, observou na tomada de posse que este Município seria “um Município de contas certas, com uma gestão orçamental feita de forma correta e alinhada com as necessidades efetivas do plano estratégico de desenvolvimento”.
Ontem, 21 de abril, em reunião das Câmara Municipal foram apresentadas as contas do exercício económico de 2021 observando-se uma redução da divida desde a tomada de posse do novo executivo do Município no valor de 840 mil euros. Para o autarca e apesar da inflação se fazer notar de forma substancial nos diferentes setores de atividade, estes números “demonstram o esforço do Município que procura de forma organizada reduzir a divida, de forma concreta com a diminuição da despesa do funcionamento dos serviços do Município, com uma organização mais eficiente dos mesmos”. Ao mesmo tempo “temos conseguido amortizar a os empréstimos a médio e a longo prazo e estamos a pagar aos fornecedores a 24 dias”.
Obviamente “que são esforços financeiros que estamos a travar mas que são necessários para nos colocar na rota certa do desenvolvimento, a diminuição do passivo e melhor gestão dos recursos aumenta a liquidez o que nos permitirá a curto prazo ter maior margem de manobra para fazer mais e melhor pela nossa terra”.
Recordar que na data de tomada de posse do novo executivo do Município a divida era de 14.162.216 euros estando, a 31 de dezembro de 2021 em 13.319.533 euros.
Conteúdo atualizado em 17 de Maio de 2022 às 16:59