Município de Celorico de Basto recebe distinção de Município Amigo da Juventude, Categoria 3 Estrelas

O Município de Celorico de Basto foi ontem distinguido com o selo de Município Amigo da Juventude, na categoria de 3 estrelas, numa cerimónia que decorreu em Loures e reconheceu o trabalho desenvolvido em prol dos jovens do concelho. Esta distinção representa uma evolução significativa em relação ao ano passado em que o município recebeu a bandeira, e evidencia o compromisso contínuo e reforçado com as políticas de juventude.

Para alcançar este marco, foi crucial a implementação de um conjunto de políticas inovadoras e inclusivas direcionadas à juventude, destacando-se a reativação do Conselho Municipal da Juventude, a introdução do Orçamento Participativo Jovem e a atribuição de bolsas de estudo aos jovens do concelho, todas lançadas em 2024. Estas novas iniciativas complementam as ações já em vigor, tais como a celebração de contratos programa com associações culturais e desportivas, o apoio no transporte, e o desenvolvimento do desporto e da cultura.

A vereadora Maria José Marinho, responsável pelo pelouro da Juventude, expressou a sua satisfação com esta conquista: “Esta distinção é um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação do nosso município em criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos nossos jovens. As novas iniciativas implementadas este ano, juntamente com o apoio contínuo às nossas associações e a promoção de atividades desportivas e culturais, demonstram o nosso compromisso em ouvir e responder às necessidades dos jovens de Celorico de Basto.”

O selo Município Amigo da Juventude é uma distinção atribuída pela FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, aos municípios que se destacam na criação e implementação de políticas e iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens. A categoria de 3 estrelas, atribuída ao Município de Celorico de Basto, reflete a excelência e a eficácia das medidas adotadas, sendo um incentivo para continuar a investir no futuro dos jovens do concelho.