bupi

Município de Celorico de Basto promoveu sessão de esclarecimento sobre o BUPi – Balcão Único do Prédio

Os Presidentes das Juntas de Freguesia de Celorico de Basto foram chamados ao Município para receber esclarecimentos sobre o Balcão Único do Prédio e assim poderem contribuir para informar toda a população.

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos rústicos e mistos. O serviço está a funcionar.

O Balcão de Celorico de Basto está localizado no espaço de atendimento da Casa do Agricultor de Celorico de Basto, situado no Passeio Público, nº 49 (junto ao edifício do Posto da GNR (Guarda Nacional Republicana). Ou através das plataformas digitais em bupi.gov.pt.

De setembro até dezembro, os técnicos afetos ao BUPi irão estar durante uma semana em cada freguesia para informar e ajudar a população que ainda não tenha registado os seus terrenos a fazê-lo.

Pretende-se, segundo o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, com esta deslocação às freguesias “tornar os serviços do BUPI mais próximos das nossas populações, com dinâmicas diferenciadoras, por forma a corrigir alguma situação ou anomalia que possa existir e dessa forma, conseguir em tempo record, registar o concelho todo”.

Pretende-se que Identifique e registe os terrenos de forma simples e gratuita, “Proteja as suas raízes e valorize o seu legado” como indica na informação publicitária alusiva. A linha de Apoio BUPi – Celorico de Basto é o 968 486 502 e o email bupi@mun-celoricodebasto.pt.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Celorico de Basto é financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020), e enquadrada no Aviso n.º NORTE-62-2020-23 – Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada.