Município de Celorico de Basto estabelece parcerias estratégicas para impulsionar conhecimento e economia em torno das Camélias.

Última atualização:

No arranque da sua festa internacional, o Município de Celorico de Basto deu um passo significativo na valorização do seu património ao assinar protocolos de colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD e a Escola Profissional de Fermil – EPAESN.

Estes acordos visam o desenvolvimento do conhecimento e a dinamização da economia em torno das Camélias, um valor natural e cultural do concelho. Através desta iniciativa articulada, espera-se impulsionar o setor das Camélias em várias vertentes, promovendo a sua valorização e contribuindo para o crescimento económico sustentável do concelho.

Os protocolos estabelecidos incluem a realização de estudos científicos sobre as Camélias, na área da identificação, classificação e boas técnicas de desenvolvimento da planta, a promoção de cursos de formação profissional relacionados com a sua multiplicação, bem como a implementação de iniciativas de valorização turística e comercial deste recurso. Estas medidas visam não apenas aumentar o conhecimento sobre as Camélias, mas também criar oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou a importância destas parcerias estratégicas, afirmando: “Este é um momento de grande relevância para o nosso concelho. As Camélias são parte integrante da nossa identidade e possuem um potencial económico que está longe de ser explorado em pleno. Ao unirmos esforços com instituições de ensino e formação como a UTAD e a EPAESN, estamos a investir no conhecimento e na inovação, afirmando Celorico de Basto como uma verdadeira Capital das Camélias, criando as bases para um desenvolvimento sustentável, que nos permita mitigar os efeitos da sazonalidade do turismo”.

Por sua vez, o reitor da UTAD, Emídio Gomes, destacou a importância da colaboração entre a academia e as entidades locais: “sabemos do papel que podemos ter no desenvolvimento da região onde estamos inseridos. Ao juntarmos os nossos recursos e conhecimentos estamos a valorizar os recursos endógenos, a fomentar a inovação e contribuímos de forma positiva para a nossa comunidade”.

Estas parcerias representam um compromisso conjunto entre o Município de Celorico de Basto, a UTAD e a EPAESN no desenvolvimento de atividades conjuntas com a valorização das Camélias como objetivo central. O momento foi assinalado com a plantação de uma Camélia e a colocação da primeira placa identificativa.