Município de Celorico de Basto celebrou protocolo para formação no turismo

A iniciativa insere-se no plano Reativar o Turismo – Construir o futuro e contempla um vasto plano de formação, gratuito para todos os agentes turísticos, envolvendo o Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O protocolo, assinado no passado dia 6 de abril, insere-se na estratégia de turismo 2027 definida pelo governo e tem como objetivo maior estimular a economia e a atividade turística através da capacitação de todos os agentes turísticos.

Da assinatura deste protocolo entre o Município, a entidade Turismo de Portugal e a prestigiada Escola de Hotelaria e Turismo do Porto resultará um conjunto de medidas que visam superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas nesta Estratégia Turismo 27, promovendo o Turismo ao longo de todo o ano e em todo o território e mantendo as pessoas – profissionais, turistas e residentes – no centro da Estratégia e da Ação.

Um dos pilares fundamentais deste plano é a medida P4.2 – Conhecimentos e Qualificações, que prevê o desenvolvimento de um programa de formação de forma a capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do turismo – formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais – em regime presencial e à distância, em processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios e, ainda, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro do setor, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.

Com a celebração deste protocolo, as três entidades, comprometem-se a desenvolver um Programa de Formação que seja mais próximo das Pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios, com vista à sua capacitação na “Arte da Hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills que sejam identificadas necessárias.

Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal, a celebração deste protocolo “acrescenta valor ao setor do turismo, porque está centrado na formação dos agentes turísticos, que terão acesso a uma formação de elevada qualidade, de forma gratuita”. “O Turismo é um setor em franca expansão e uma aposta do Município de Celorico de Basto. É um setor de atividade feito por pessoas, para pessoas, por isso, a capacitação dos recursos humanos e a formação de todos os agentes do turismo são fatores-chave para o sucesso, promovendo um conjunto de boas práticas na arte de bem receber”, concluiu.

Conteúdo atualizado em 19 de Maio de 2022 às 17:40