Município de Celorico de Basto celebra contratos-programa com associações culturais

Autarquia procura ajudar as associações culturais a desenvolver a sua atividade com maior autonomia e em melhores condições

O Município de Celorico de Basto celebrou este sábado, 17 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, 20 protocolos de cooperação com as associações culturais do concelho com o objetivo proporcionar às associações e entidades maior autonomia e capacidade para a promoção das suas atividades culturais.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, disse durante a assinatura dos contratos programa que o objetivo destes contratos assenta primeiramente “em dar às nossas associações culturais a capacidade de se afirmarem na comunidade. Reconhecemos que o seu papel na sociedade é fundamental para manter os usos, costumes e tradições bem vivas e que temos de ser capazes, com políticas de cooperação e diálogo, de proporcionar melhores condições para que estas coletividades possam desenvolver a sua atividade e continuar a enriquecer a cultura deste concelho”. O autarca reconhece que o associativismo é “feito por carolice, de forma apaixonada e desinteressada, numa dedicação a atividades que aproximam pessoas que trabalham em torno de valores para o bem de todos”. José Peixoto Lima diz que as forças vivas aqui presentes devem ser motores da atividade cultural e nos estaremos cá para os ajudar, para os impulsionar, para lhes dar as melhores condições para a realização da sua atividade. Ainda não temos todas as condições ao nível de equipamentos que ambicionamos, mas estamos a trilhar o caminho. Este ano inauguramos o Centro Cultural de Fermil, um espaço polivalente que está também ao serviço das coletividades sempre que queiram apresentar uma peça de teatro, um espetáculo musical, desenvolver a sua atividade. Na Mota temos um espaço similar ao Centro Cultural de Fermil em fase final de conclusão, falta apenas terminar os arranjos exteriores, e aqui em Celorico temos o antigo ciclo preparatório, que será batizado como “oficina da música” e que garantirá as melhores condições às coletividades musicais do concelho. Espaços polivalentes ao serviço da comunidade”.

Este contrato-programa de desenvolvimento cultural abrange, numa primeira fase, 24 associações culturais, e consta de um apoio monetário proporcional à atividade exercida por cada associação. Algumas dessas associações contam ainda com a cedência de infraestruturas do Município para que possam exercer a sua atividade de forma condigna.

Na cerimónia de assinatura do contrato-programa esteve a ACRG – Associação Cultural e Recreativa de Gémeos, a ADIR – Associação de Defesa dos Interesses de Ribas; a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe; a Associação Cultural e Recreativa Somos Minho; a Associação Cultural – Bombos de santa Eufémia – Agilde; a Basfado; o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto; o GTC – Grupo de Teatro Celoricense, a ADIC – Associação Dinamizadora dos Interesses do Corgo, a VivaMoreira – Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Moreira do castelo, a Banda Musical de St.ª Tecla, o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, a TEQUE – Associação Cultural, o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural St.ª Maria de Canedo, a Associação Cultural e Recreativa de Carvalho, a Associação Juvenil – Villa de Beatus, a Associação de Pais e encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Gandarela, a Arnoia em Movimento – Associação Recreativa, Social, Cultural e Desportiva, a Associação Cultural e Recreativa de Caçarilhe, a Casa do Povo de Fermil. Falta formalizar protocolo com a Associação do Centro Recreativo Cultural e Desportivo Dos Amigos do castelo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Celorico de Basto e Arnoia, o Rancho Folclórico e Juvenil do Centro Cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Fermil e Jardim de Infância de Canedo.