ODS Local - Plataforma Municipal dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Município de Celorico de Basto adere ao ODS LOCAL – Plataforma Municipal dos objetivos de desenvolvimento sustentável

A ODS Local foi apresentada no dia 17 de outubro, no Salão Nobre dos paços do concelho, ao Executivo Municipal e aos técnicos do Município, numa reunião introdutória com o intuito de sensibilizar para o “desafio da sustentabilidade”.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, aprovada em Setembro de 2015 por 193 países-membros, é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 Metas, pretendendo-se criar um modelo à escala global que promova a prosperidade e o bem-estar de todos, acabe com a pobreza, protegendo o ambiente e não ultrapassando a capacidade de carga do Planeta.

José Peixoto Lima, Presidente da autarquia celoricense disse nesta reunião que “este é um desafio que reconhecemos como difícil mas ao mesmo tempo como motivador na criação de projetos e planos que respondam aos desafios e problemas locais, contribuindo para a sustentabilidade do nosso território, no presente e no futuro”.

Celorico de Basto está a trabalhar para uma intervenção local multidimensional que visa aumentar a qualidade de vida, a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas naturais e construídos, de forma a ser um concelho inclusivo, qualificado, resiliente, energicamente eficiente e sustentável.

Várias são as atividades alinhadas com diferentes ODS, ao nível da educação e integração, coesão social, proteção dos valores ambientais e socioculturais, qualificação ambiental, promoção da ecoeficiência, resiliência às alterações climáticas, requalificação e valorização do espaço público e inovação para a sustentabilidade.

Reunião de trabalho- Apresentação da ODSLocal