Mês das camélias com ciclos de oficinas com as camélias como fonte de inspiração

Foram promovidos, durante os fins-de-semana de março, na Casa da Terra, várias oficinas orientadas para várias disciplinas, desde escultura, pintura, desenho, cerâmica e mosaico em cacos.

As iniciativas, inseridas no mês das camélias, mostraram a versatilidade da Casa da terra, um espaço completamente renovado que acolheu estas iniciativas e os muitos participantes que usufruíram das mesmas.

“Foi um mês pleno de cultura e arte onde se evidenciou o interesse da comunidade pelas diferentes ações promovidas mostrando que a população está sedenta de vivenciar experiências novas e aprender com os artistas que de forma graciosa nos acompanharam neste mês das camélias” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca observou também a importância de um espaço central como a Casa da Terra, “um espaço reabilitado com todas as condições para acolher diferentes atividades culturais e não só, sendo evidenciada a sua versatilidade na promoção de diferentes ações promovidas pelo Município”.

Pela Casa da Terra passaram artistas como Filipe Pereira, pintor de cerâmica reconhecido mundialmente pelo trabalho que desenvolve. O Escultor Lopes Cardoso, residente em Celorico de Basto, professor de Belas Artes e autor de diversas esculturas. O ceramista e artesão, Vitor Resende, um dos responsáveis pela elaboração do painel de azulejos de camélias localizado junto à estação de Celorico de Basto. O artesão António Salvador, que desenvolve mosaico em cacos, e a artista de artes plásticas, Carminda Andrade, que ensinou pintura aos interessados nesta disciplina.

As oficinas terminaram ontem, 29 de março, promovidas pelo artesão Vitor Resende e a artista Carminda Andrade junto dos alunos de Erasmus que visitaram Celorico de Basto por estes dias, numa ação conjunta  com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

Foi um mês de intensa atividade com a Casa de Terra como localização privilegiada para a arte de ensinar as diferentes formações expressivas.

Conteúdo atualizado em 2 de Maio de 2022 às 11:00