marchas

Marchas populares do Celorico a Mexer realizaram-se em pleno feriado Municipal

Dia de S. Tiago foi a data escolhida para a festa das marchas

Os mais de 400 idosos que integram o programa Celorico a Mexer apresentaram ao público, em pleno feriado Municipal, o trabalho realizado ao longo de semana, as marchas populares. Um evento pleno de cor, alegria e animação, características do Celorico a Mexer.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e anfitrião desta iniciativa, felicitou os idosos pelo trabalho apresentado, “este é, de facto, um programa de transporta alegria, boa disposição, companheirismo, convívio. Hoje vocês, meus caros estiveram brilhantes a dançar as coreografias destas marchas populares, e deixem que lhes diga, por estive atento aos pormenores, que marchas difíceis, muitos parabéns estiveram brilhantes”. O autarca observou a importância destes programas para ajudar a combater a solidão e fez o convite para que outros se juntassem ao grupo. “O que mais se evidenciou nesta iniciativa foi a vossa alegria, a vossa entrega, a vossa dedicação. E é por sentir que este programa contribui para a vossa felicidade que faço o convite aqueles que estão aqui a assistir e ainda não se atreveram a integrar Celorico a Mexer. Venham, juntem-se a estes grupos que fazem ginástica, cantam, dançam, realizam peças de artesanato, passeiam, convivem, são felizes juntas. E nós continuaremos na vossa retaguarda a criar todas as condições para que vivam momentos únicos e experiências memoráveis porque merecem o melhor que possamos fazer por vos”.

De facto, o que mais se destacou foi a alegria e a boa disposição. Pelo palco da praça Albino Alves Pereira passaram 9 marchas que versaram em vários temas escolhidos nos locais de animação. As letras e a coreografia foram criadas pelos animadores, professores de educação musical e educação física e pelos idosos numa partilha de conhecimentos com todos a contribuir para que o público pudesse usufruir de um espetáculo memorável.

Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços da Ação Social e Saúde, voltou a salientar que “o mais importante destas ações é que os intervenientes se divirtam, passem um bom momento e sejam felizes. Esta é a ultima atividade promovida antes das férias de Verão, um momento também importante para que os nossos idosos possam desfrutar das suas famílias que regressam para usufruir das suas férias. Em setembro regressamos já com uma festa em mente, a celebração do Dia do Idoso a 1 de outubro”.

Florentino Oliveira, idoso que integrou a marcha de Caçarilhe e Rego, disse-nos que sentiu muita falta do Celorico a Mexer durante o período pandémico. “Não fazíamos nada, não usufruíamos de nada estávamos tão sós, felizmente voltou tudo à normalidade e é tão bom poder voltar a estar aqui, a conviver, a dançar, a cantar, isto é uma verdadeira alegria”.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt