Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto associou-se à homenagem promovida pelo Rotary de Celorico de Basto, a Lopes da Mota, Juiz Conselheiro, natural de Fervença, que se distingue pelo percurso profissional dedicado à justiça.
José Luís Lopes da Mota, nasceu em Fervença em 1955, licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1977, e partir desse instante dedicou a vida à justiça, sem nunca esquecer a terra que o viu nascer. Em 2003, o Município de Celorico de Basto atribuiu-lhe a medalha de honra do concelho, grau ouro, como reconhecimento das funções exercidas.
José Peixoto Lima acrescenta a importância de homenagear quem indubitavelmente se distingue pelas funções desempenhadas, pelos cargos exercidos, pelo curriculum brilhante mas acima de tudo, “pelos valores que sempre primou no desempenho das suas funções, a honra, o carácter, o sentido de justiça inabalável, tornam Lopes da Mota numa referência e um motivo de orgulho para todo o povo celoricense”.