Livro “Semeando Versos, colhendo histórias” lançado em Celorico de Basto

Município de Celorico de Basto edita livro “Semeando Versos, colhendo histórias”, um projeto da equipa pedagógica da Escola Básica de Gandarela que contou com a colaboração de todos os alunos do 2º e 3º ciclo daquela escola.

Esta obra poética coletiva teve por objetivo poetizar a história, com poemas e ilustrações desenvolvidos pelos alunos da EBG. Muitos dos poemas foram transformados em música e apresentados pelos alunos nesta sessão de apresentação da obra literária que decorreu no dia 14 de junho, no polivante da escola Básica de Gandarela.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, deu os parabéns aos principais intervenientes na concretização desta obra, os alunos e as professoras Leonor Castro, Coordenadora da Escola, e Sónia Teixeira, professora de história, “sem elas este projeto não seria possível, elas foram o motor deste projeto, mas vocês é que foram os autores, estão todos de parabéns”. “Quando me abordaram para publicar este projeto e reconhecendo o trabalho apresentado, não hesitei em colaborar e transformá-lo nesta obra que hoje aqui apresentamos, está aqui o produto do vosso trabalho, um trabalho que vai ficar na vossa memória e na memória de todos. Estas são obras que marcam os seus autores e quem as lê, obras que nascem de sonhos e de um querer mais forte que a própria vontade”.

José Peixoto Lima, e sendo uma obra que transformou a história em poesia, contou, de forma breve, a história do concelho com referência ao rio Tâmega como “eram as autoestradas por onde os povos se orientavam no território”, um território imenso “que ia da serra da Cabreira à Serra da Aboboreira”. Uma história intimamente ligada ao Castelo com duas grandes datas, a entrega do Foral em 1520 e a mudança da sede do concelho da Vila de Basto para a vila Nova do Freixieiro em 1719.

O livro, agora editado, será oferecido a todos os alunos da EB Gandarela e aos professores.