Rui Machado - livro maria cereja e joão violino

Livro “Maria Cereja e João Violino” de Rui Machado adaptado para peça teatral

Foi durante a Festa do Livro em Celorico de Basto que decorreu, no dia 25 de maio, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a apresentação de uma peça de teatro de sombras adaptada do Livro “Maria Cereja e João Violino” de Rui Machado

A peça foi promovida pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município de Celorico de Basto, dirigida aos alunos do 1º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e apresentada pelo Grupo de Teatro Celoricense que a adaptou a um teatro de sombras.

Segundo a Coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, “já conhecíamos o Rui Machado de ações passadas e ao ler o seu livro percebemos que aborda de forma criativa e colorida os conceitos da coragem, do amor e da inclusão, e achamos que seria pertinente e adequado apresenta-los aos mais jovens com uma metodologia diferente, de forma teatral, onde as emoções e sensações transparecem de forma mais evidente para quem assiste, criando uma memória viva daquilo que se pretende transmitir”.

Efetivamente, Rui Machado disse-nos que o grande objetivo deste livro é dar a entender que “todos temos direito a ser felizes, independentemente da nossa condição, se temos uma moleta, se andamos com rodas, como eu, o que interessa é perceber que todos somos capazes, à nossa maneira, de ajudar os outros, de fazer coisas extraordinárias e sermos felizes. E, apesar de todas as dificuldades tento ser o mais normal possível”.

A plateia ficou rendida às palavras do escritor e à peça apresentada como nos reportou Helena Martinho, Coordenadora dos serviços sociais e de saúde do Município, “estamos absolutamente encantados e emocionados com a apresentação feita, de facto é preciso escrever, falar, ouvir, ler, assistir a coisas que nos façam bem, que nos inspirem, que nos acordem para o que é mais importante nesta vida e que nos despertem para a realidade da igualdade e a inclusão. De facto, só com amor e desprendimento é possível criar uma comunidade justa que olhe para cada cidadão como um ser único, independentemente das suas dificuldades ou diferenças. Obrigada Rui, és um exemplo extraordinário”.

No final da sessão, o livro foi oferecido a todos os alunos do 1º ano do Agrupamento.

Para a Vereadora da Educação, Maria José Marinho, presente na iniciativa, estas ações são a prova de que, a pouco e pouco, a sociedade está a ficar desperta e atenta às questões da inclusão. “A inclusão e a igualdade são temas abordados de forma superficial, não basta criar acessibilidades físicas ou digitais ou dar palco a estes jovens, é preciso que a legislação seja, de facto, alterada em aspetos como o emprego, a família, a educação, a vivência em comunidade. É preciso que se pare de olhar para quem é diferente com olhos de preconceito”. A autarca disse ainda que “temos o nosso provedor para a deficiência do Município, Fernando Peixoto, altamente motivado que irá contribuir muito positivamente, com toda a certeza, para mudar as mentalidades e abrir o caminho da igualdade”.

Entretanto, no mesmo dia foi realizada uma sessão para os alunos do pré-escolar do centro Escolar de Celorico de Basto, durante o mês de junho, a peça de teatro será replicada pelos restantes alunos do Pré-escolar de Celorico de Basto. Ao mesmo tempo será deixado um livro a cada sala do pré-escolar.