Jornada Medieval no Castelo de Arnoia e Villa de Basto: Um Mergulho na História

O concelho de Celorico de Basto foi palco de mais uma memorável Jornada Medieval, realizada no histórico Castelo de Arnoia e na pitoresca Villa de Basto. O evento, que se tem afirmado como um marco no calendário cultural do concelho decorreu durante o fim de semana e proporcionou aos visitantes uma imersão profunda na história, num espaço com mais de mil anos de memórias.

A jornada destacou-se pelas recriações históricas meticulosamente preparadas, que trouxeram à vida momentos significativos da Idade Média. Da encenação de momentos especiais a cenas do quotidiano medieval, os participantes puderam experimentar a história de uma forma autêntica e imersiva.

Os espetáculos de fogo foram um dos pontos altos do evento, encantando o público com performances deslumbrantes que combinaram de maneira mágica a luz e calor. Artistas especializados demonstraram a arte ancestral da pirotecnia, criando momentos de verdadeiro espetáculo e encantamento.

Diversas atividades complementaram a jornada, incluindo a realização de tertúlias, contos medievais e mercados de época, com destaque para o cortejo solene. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com a história, aprendendo e divertindo-se simultaneamente. A degustação de iguarias inspiradas em receitas medievais foi especialmente apreciada, proporcionando uma experiência sensorial completa.

A edição deste ano foi especialmente significativa devido à recente requalificação do Castelo de Arnoia e também do núcleo interpretativo do Castelo e antiga Villa de Basto, instalado na antiga escola primária do castelo, foi objeto de profunda beneficiação. Estas intervenções tornaram o castelo e a sua área envolvente mais apelativo e funcional para visitas e eventos, preservando a sua integridade histórica enquanto se melhoraram as infraestruturas. Esta intervenção valorizou ainda mais o ambiente, tornando a experiência dos visitantes ainda mais cativante e acessível.

Para José Peixoto Lima, presidente da autarquia,” a jornada medieval, vai fazendo o seu percurso de afirmação, unindo cada vez mais a população local e atraindo mais visitantes, que assim têm a oportunidade de ficar a conhecer o nosso património e a nossa história, que por estes dias é apresentada em forma de espetáculo, juntando várias centenas de pessoas neste local emblemático do nosso concelho”, concluiu.

A Jornada Medieval no Castelo de Arnoia e Villa de Basto é uma organização conjunta do Município de Celorico de Basto e Junta de Freguesia de Arnoia, que reafirmou Celorico de Basto como um local de elevado interesse histórico, com uma história que antecede a própria nacionalidade. O evento celebrou o património cultural e histórico do concelho, oferecendo uma experiência educativa e lúdica para todas as idades.