Jornada medieval em Celorico de Basto

De 5 a 7 de julho, o Castelo de Arnoia e a Villa de Basto recebem a Jornada Medieval, numa viagem à idade média através de recriações históricas.

Durante três dias serão encenados momentos históricos na tentativa de proporcionar uma ”verdadeira viagem no tempo. Este ano e convidamos as coletividades a integrar este momento com a participação efetiva no cortejo solene que decorrerá na tarde de sábado. Um momento alto, no qual as pessoas se vestem com trajes próprios, à época medieval e que vivem, por isso, o espirito da iniciativa com maior intensidade” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Ao mesmo tempo, “pretendemos valorizar este património edificado e toda a história associada. De facto, o Castelo de Arnoia por ter sido “cabeça de terra” em tempos medievais, ao abranger território do trecho médio do rio Tâmega, ganhou uma carga histórica e um simbolismo muito próprio, projetando-o em toda a região como um admirável marco intemporal desde os primórdios da nacionalidade até aos nossos dias” disse o autarca.

A programação inerente a esta Jornada Medieval conta com uma multiplicidade de atividades, desenvolvidas com rigor histórico. A maior atratividade recai nos momentos teatralizados havendo margem para a inovação e contemporaneidade com a tertúlia “Mergulhar na História – Tertúlia no Tanque”.

A iniciativa decorre n castelo de Arnoia de sexta (5) a domingo (7), com entrada livre.

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Celorico de Basto e a Junta de Freguesia de Arnoia.