João Pulido homenageado pela Câmara Municipal de Celorico de Basto

Última atualização:

Ex-Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto no período de 1977 e 1989 foi homenageado ontem, 23 de abril, com a atribuição do antropónimo, João Pulido, à praça reabilitada pelo Município de Celorico de Basto, na Vila de Gandarela de Basto.

“Sou a prova que as diferenças ideológicas não interessam quando está em causa o superior interesse do concelho” João Pulido.

Paralelamente, a autarquia de Celorico de Basto deliberou por unanimidade atribuir a medalha de mérito, Grau Ouro, a João Pulido pelo “pela entrega e dedicação à causa pública, nos anos em que esteve à frente dos destinos do Município de Celorico de Basto, promovendo de forma contundente o crescimento deste concelho, com verdadeiro espírito de missão” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. João Pulido, foi autarca no período pós- 25 de Abril, “ foi o primeiro presidente da Câmara Municipal eleito democraticamente, num período conturbado do pós-25 de Abril, e com muito pouco fez muito. João Pulido faz parte da restrita casta de homens que deram a este país muito mais do que as pessoas imaginam. E foi pela sua boa rede de contacto como Roberto Carneiro e Rosário Correia que João Pulido conseguiu grandes obras e atraiu progresso a Celorico de Basto”. José Peixoto Lima afirmou ter sido testemunha “da sua grande tolerância democrática, que serviu o concelho com seriedade e correção, em total entrega de missão e serviço público”.

Da praça agora inaugurada, a Praça João Pulido, consta a definição do novo centro cívico de Gandarela, a nova organização do espaço público, nova configuração do cruzamento da EN 304 e a definição de uma área para paragem de veículos de transporte de passageiros.

“Com esta reabilitação a vila de Gandarela fica mais valorizada, mais rica e mais segura” disse o autarca celoricense. Que não esqueceu a importância dos autocarros numa vila com múltiplas ligações. “Quanto aos autocarros que fazem transbordo nesta praça, já estamos a encontrar a solução no parque da Feira, um local mais seguro, e confortável para s muitos utilizadores desta rede de transportes coletivos de passageiros. Temos, para a vila de Gandarela, um plano mais amplo e ambicioso. A escola primária será reabilitada e transformada numa creche, efetivamente é premente perceber que reabilitar o edificado público exige que o mesmo tenha serviços e funções e esteja disponível para os cidadãos”.

Estas obras de requalificação urbana do cruzamento da EN206 e EN304 (Gandarela) foram financiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do NORTE2020

O homenageado, João Pulido, mostrou-se “agradecido e reconhecido pela homenagem de Município, por entenderem ter sido relevante nos meus mandatos entre 77 e 89, anos de muita dificuldade onde procurei, sempre, servir o bem comum e o superior interesse do Município de Celorico de Basto”.

Durante os 12 anos, João Pulido foi responsável pela eletrificação de todo o concelho, pelo abastecimento de água pública, pela construção do centro de saúde de Celorico de Basto, pelo lançamento da via rápida de Celorico-Amarante, pela conclusão de redes viárias no concelho e melhoramento de vias existentes, pela aquisição da casa do Prado, atual Câmara Municipal de Celorico de Basto, e da casa da venda em Gandarela, atual junta de freguesia de Basto S. Clemente entre outras medidas “todas aprovadas por unanimidade pelo órgão autárquico, colocando como prioridade os superiores interesses do concelho de Celorico de Basto e os anseios da sua população”. João Pulido disse também que “é com alegria que vejo o meu nome perpetuado numa praça na vila de Gandarela onde cresci, vivi e convivi com pessoas de todos os quadrantes políticos”.

A homenagem foi corroborada pela junta de freguesia de Basto S. Clemente e pela junta de freguesia de Ribas.

Conteúdo atualizado em 28 de Fevereiro de 2024 às 12:43