iNQUIETO

I Edição do Festival Inquieto atraiu milhares de pessoas ao recinto do Mercado Municipal em Celorico de Basto

Milhares de apaixonados pelo género musical marcaram presença na I edição do Festival Inquieto, promovido pelo Município, que decorreu em Celorico de Basto, nas noites de 17 e 18 de Junho.

Os festivaleiros vieram de todo o país para ver e ouvir o Capitão Fausto, os Kumpania Algazarra, os Fogo Fogo e o Bezegol e desfrutar de um ambiente único, criado propositadamente para tornar este festival inesquecível.

Para José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, esta é a I edição de “um festival diferente, inquieto, que tem como objetivo atrair ao concelho gente jovem, os festivaleiros que percorrem o país à procura destas iniciativas e sobretudo a nossa gente, os nossos jovens, que tanto pediram para ter no seu concelho, ações deste género. Um festival que acrescenta arrojo à nossa agenda cultural e que deu a conhecer o nosso concelho a muitos que, por outras razões não nos visitariam”. O autarca mostra-se satisfeito com os resultados desta iniciativa. “Foi um festival que movimentou a nossa terra, a restauração, o alojamento, o comércio local, que criou dinamismo e vivacidade neste concelho, onde o Minho muda de cor”. Esta foi a I edição “e reconhecendo o sucesso prometemos não ficar por aqui”.

“Noites memoráveis para mentes inquietas”, um festival marcado também pela Mostra de Arte que teve lugar na Zona Verde, Parque Urbano do Freixieiro, e que complementou o Festival Inquieto com a venda e promoção de produtos locais, desde mel, compotas, variadas manifestações artísticas, com momentos musicais, pintura ao vivo, aulas de yoga, jogo do pau, artesanato e muito mais… Efetivamente a Mostra de arte contou com a presença da Banda de Música de Sta. Tecla, o Agrupamento de Escuteiros de S. Pedro de Britelo, a Associação Desportiva e Cultural do Jogo do Pau Português-Infesta, o Zé, aulas de yoga com Nora Baret, Moinhos de água a moer – Moinho do Bernardo, a Lavoura da Bouça – Fruta Bio e Al, Mel e Licores de Codessos, os Mimos de Arnoia, a Miau Hand Made, A Prendinha, Madeira pedagógica, Carminda Andrade – Artista plástica, o programa Celorico a Mexer, o doce Flor Camélia,a promoção turística pelo Município, a Gnoa Creations e o pintor J. Teixeira.