I Celorico Futsal Cup reúne jovens atletas

A Associação de Futsal de e Celorico de Basto promoveu nos dias 15 e 16 de junho, o I Celorico Futsal Cup. A iniciativa permitiu a competição nos escalões mais baixos num concelho em que a prática do futsal está amplamente difundida.

Com centenas de atletas a praticar futsal co concelho de Celorico de Basto, a AFCB verificou que os mais pequenos, dos 4 aos 9 anos, nos escalões de petizes, benjamins e traquinas, eram os atletas com menos competição, e foi isso “que nos levou a desenvolver esta Celorico Futsal Cup. Os mais pequenos não têm tanta competição como os escalões superiores e isso faz com que, sempre que entram em competição, estejam menos preparados para enfrentar o adversário, seja pela moldura humana que normalmente assiste seja por se sentirem inibidos, por características naturais da idade. Por isso achamos que era pertinente criar este dinamismo, esta interação, este companheirismo com outros atletas e com os adeptos para os familiarizar. E foi muito enriquecedor, disse Paula Magalhães, Presidente da Associação de Futsal de Celorico de Basto.

A participar nesta I Celorico Futsal Cup esteve, nos diferentes escalões, a AFCB, o grupo Nun’Alvares, o Contacto Futsal, o Gondomar FC e o Rebordosa.

Uma iniciativa que decorreu ao longo de todo o fim-de-semana, “tempo para  fomentar os valores que queremos que os nossos atletas tenham como adquiridos, o companheirismo, a entre-ajuda, o fair-play, a emoção, a festa, a alegria de jogar futsal”.

No final do torneio, o Contacto Futsal foi o vencedor no escalão de petizes e a Associação de Futsal venceu no escalão de traquinas e benjamins.

Esta I Celorico Futsal Cup contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que enalteceu a iniciativa “de uma associação que tem desenvolvido um trabalho extraordinário pelo futsal, com resultados visíveis e atletas a competir na seleção nacional. Estamos muito orgulhosos por sentir que o associativismo tem crescido substancialmente neste concelho em prol do bem comum e pelo desenvolvimento desportivo deste concelho”.

Arrancam hoje as Ligas de Futsal também organizadas pela AFCB e que contam com centenas de atletas em competição, pelos polidesportivos do concelho.