Hipódromo Municipal de Celorico de Basto recebeu Taça de Portugal de Hipismo

Prova encerra época desportiva.

Como habitualmente o hipódromo municipal em Carvalho voltou a atrair centenas de aficionados para assistir, pela primeira vez, a uma prova da Taça de Portugal, este domingo, 20 de outubro. A prova rainha de trote e galope premiou o jokey António Bessa, na corrida a galope, e o driver Renato Pereira na corrida a trote- atrelado.

Provas muito disputadas que levaram a plateia ao rubro do primeiro ao último instante de cada corrida e que mostraram que este hipódromo é dos mais atrativos do panorama nacional também para os atletas. “É muito positivo perceber que este hipódromo tem vindo a ganhar notoriedade ao longo dos anos, temos sempre uma excelente moldura humana e provas muito bem disputadas para delírio dos aficionados” assegura José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca diz que “este espaço tem vindo a ser aprimorado ao longo dos anos, muito por força do impulso da junta de freguesia de Carvalho e Basto (Santa Tecla) que olha para este hipódromo como um importante espaço desportivo e de lazer, espaço esse que acrescenta valor à freguesia. E é esse acrescentar de valor que nos move a melhorar as suas condições, para que cavaleiros, cavalos,e população possam ter as melhores condições para praticar a modalidade e assistir às provas”.

Um espaço que tem vindo a crescer também no número de provas e que recebeu, este domingo, pela primeira vez, uma prova da Taça de Portugal. Uma prova que deixa o presidente da Liga Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa, muito satisfeito. “Este hipódromo entra na história com este grande prémio. Uma prova que conta com os melhores atletas, temos inclusive um driver que veio de Maiorca para estar aqui hoje numa das provas da Taça de Portugal, fez questão de estar aqui em Celorico de Basto”. O Presidente da Liga disse-nos que este hipódromo se mostra cada vez mais atrativo para os cavaleiros, “ é um hipódromo que reúne, sempre, uma moldura humana extraordinária e a pista apresenta boas condições, pouco a pouco têm vindo a ser desenvolvidas as melhorias necessárias para a realização das provas, movendo cada vez mais atletas e público”.

A Taça de Portugal é um dos três grandes prémios nacionais e realizou-se pela primeira vez em Celorico de Basto. O Jokey António Bessa foi o vencedor na corrida a galope, e o driver Renato Pereira o vencedor na corrida a trote- atrelado. O Pocket boy sagrou-se campeão nacional no hipódromo de Carvalho.

As centenas de pessoas que aqui se apresentam hoje e em todas as provas, são, cada vez mais, o reflexo da importância deste hipódromo. “A moldura humana que se apresenta a cada prova dá notoriedade a este hipódromo e é chamariz para os melhores corredores do panorama nacional. Tivemos um dos grandes prémios nacionais, a Taça de Portugal, e isso é indicativo de que as condições que têm vindo a ser criadas neste hipódromo, muito por força do Município, estão na rota do ideal para termos para cada vez mias iniciativas deste âmbito. Celorico de Basto e sobretudo a zona alto do concelho, conta com muitos apaixonados pelo hipismo e gostam de ver este hipódromo a funcionar em pleno ” assegura Jorge Marinho, Presidente da Junta de Freguesia de Carvalho e Basto (Santa Tecla).