XXVI corrida de cavalos a galope e trote atrelado a contar para o campeonato nacional
Público viveu com emoção as 7 mangas desta jornada.
Próxima prova agendada para dia 10 de março, mês de celebração a Festa Internacional das Camélias
Pela primeira vez, o Hipódromo Municipal recebeu, na mesma época desportiva duas provas a contar para o Campeonato Nacional. A primeira prova foi no dia 27 de agosto e ontem, 24 de setembro decorreu a segunda prova. Um objetivo há muito ambicionado tendo em conta as excelentes condições existentes neste hipódromo Municipal. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto disse que “este hipódromo é, cada vez mais, uma referência do hipismo a nível nacional. A moldura humana presente é sinal da paixão pela modalidade que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos”. José Peixoto Lima disse que “apesar das condições serem muito boas para a prática da modalidade estamos cientes de que são necessários alguns aperfeiçoamentos, por isso o que pedimos é que a liga nos faça chegar as condições técnicas e nós arranjaremos orçamento para as concretizar. É nossa intenção criar as condições ideais para cavalos, cavaleiros e público, para que este espetáculo seja vivido com intensamente por todos”.
Como habitualmente esta prova decorre de uma parceria entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) e a Liga Portuguesa de Trote e Galope. E foi evidente a satisfação do Presidente da União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), Jorge Marinho, pela realização de mais uma prova. “É com satisfação que vejo a realização e mais uma prova aqui no Hipódromo Municipal em Carvalho, esteve um dia fantástico e a foi uma surpresa muito agradável sentir que há cada vez mais aficionados da modalidade. Era uma luta de anos e finalmente conseguimos atrair a este lugar mais provas a contar para o Campeonato Nacional, a sua concretização deixa-nos muito satisfeitos”.
Um verdadeiro espetáculo que colocou o público a vibrar do primeiro ao último instante. Na corrida a galope foi evidente a torcida do público pelo cavalo e jokey preferidos. No trote atrelado a emoção manteve-se com o drive a comandar o cavalo em “trote” nas diferentes mangas apresentadas. O presidente da Liga de Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa disse que esta é mais “uma prova a contar para o campeonato nacional, num dos melhores hipódromos do país, sempre com uma imensa plateia. Queremos que Celorico possa acolher mais do que uma jornada do campeonato nacional, e hoje concretizou-se. Celorico de Basto reúne excelentes condições para a prática da modalidade e hoje temos cá os melhores cavalos a correr”. Esta corrida, com o nome “corrida das vindimas”, deve-se ao facto de “Celorico de Basto ser a terra do vinho verde, por isso fazia todo o sentido fazermos cá esta prova”, disse o Presidente da Liga.
Este Hipódromo Municipal volta a receber mais uma prova a contar para o Campeonato Nacional no próximo dia 10 de março.
Conteúdo atualizado em 27 de Setembro de 2023 às 14:40