Substituição do gás propano pelo gás natural beneficia consumidores com uma energia mais barata, segura e ecológica.
Está a decorrer desde segunda-feira a instalação do gás natural em Celorico de Basto. Os trabalhos estão a cargo da Sonorgás, empresa que adquiriu a infraestrutura à Galp e passará a partir de agora a explorar a rede de gás no concelho. Apesar das adversidades climatéricas os trabalhos decorrem a bom ritmo e dentro do prazo previsto 230 habitações e 25 serviços passarão a contar com esta fonte de energia nas suas casas, empresas e serviços. Este passo, segue-se aos investimentos já realizados pela empresa neste concelho, nomeadamente na construção de dois reservatórios.
O responsável pelas infraestruturas de redes de distribuição de gás e coordenador das 6 equipas e 18 funcionários que estão no terreno, Alfredo do Rego adiantou que “o processo está a decorrer com normalidade e vamos cumprir os prazos com que nos comprometemos. No processo de instalação estamos também a retificar todas as instalações de forma a garantir a segurança da rede e do abastecimento de gás natural ao consumidor final”.
Para Domingos Teixeira, vereador com o pelouro das obras, “este é um avanço importante para as famílias e empresas do concelho, que passarão a contar com uma energia que é neste momento mais barata que qualquer outra, permitindo ainda que os consumidores possam optar pelo mercado regulado ou mercado liberalizado escolhendo a empresa fornecedora que apresente condições mais vantajosas. O gás natural, além de mais barato é mais seguro e mais ecológico, resultando daí benefícios para o consumidor, a nossa comunidade e também para o ambiente”.
A rede de abastecimento de gás natural arrancou na sede do concelho, mas será alargada, a curto prazo, ao polo urbano da Mota e à Vila de Fermil, servindo assim um alargado número de famílias e empresas.