Fermil de Basto celebrou os 21 anos de elevação a vila

A vila de Fermil de Basto, em Celorico de Basto, celebra a 19 de abril, 21 anos de elevação a vila. E apesar do dia efetivo das celebrações ser a 19 de abril, as cerimónias festivas decorreram no dia 18 de abril, na Vila de Fermil.

A missa campal cantada pelo grupo coral de Fermil e presidida pelo sacerdote, Pe. Parcidio Rodrigues, foi um dos pontos altos das celebrações tendo decorrido no término da mesma ovações à vila de Fermil e à sua evolução ao longo dos tempos. A maior ovação foi observada pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que fez uma retrospetiva da história desta vila salientando a importância das instituições e associações no crescimento concertado da mesma. “A vila de Fermil é feita de pessoas, pessoas dinâmicas, bairristas e cheias de orgulho na sua terra. Uma terra reconhecida pelas instituições e entidades que a fazem crescer e evoluir, instituições que fazem parte da história e da memória desta terra. São marcas que a perpetuam como o Centro Social e paroquial de Molares, o Sport Clube Fermilense, a escola Profissional e Agrícola Eng Silva Nunes, e muitas outras entidades feitas por homens e mulheres dedicados às instituições mas dedicados sobretudo à terra e ao seu crescimento como um todo”. O autarca observou que “ temos projetos audaciosos para esta vila, temos objetivos concretos para a tornar ainda mais atrativa, em breve serão concluídas as obras do centro Interpretativo que será mais um refúgio da cultura e da arte, um espaço que surge da reabilitação de uma antiga escola primária que irá, agora noutro contexto, continuar a servir a população e a dar à comunidade o destaque cultural que a mesma precisa”.

Também, o Presidente da união de freguesias de Veade, Gagos e Molares, que compreende a vila de Fermil, Félix Peneda, salientou-nos a importância de marcar estes momentos de forma permanente. “É muito importante recordar estes momentos, a elevação de Fermil a Vila foi um momento histórico que não pode ficar esquecido e que tem que ser impulso para a ajudar a crescer sempre em união com as nossas gentes que são cruciais para o desenvolvimento de qualquer terra”.

Terminada a cerimónia religiosa, os presentes foram convidados a assistir a um espetáculo musical, os Basfado, um grupo de fado que conta com vários elementos oriundos de Fermil de Basto salientando mais uma vez a importância da cultura naquela vila.

As festividades terminaram no dia 19 de abril com a tradicional Feira Anual dos 19 de Abril, uma feira tradicional pelas ruas de Fermil, que em outros tempos atraía milhares de feirantes e visitantes.

Conteúdo atualizado em 17 de Maio de 2022 às 16:59