Feira Medieval

Feira medieval no Castelo de Arnoia e Villa de Basto

Arauto do rei deu início à Feira Medieval que decorreu durante os dias 15, 16 e 17 de julho na maior referência histórica do concelho de Celorico de Basto, Castelo de Arnoia e Villa de Basto.

O Castelo de Arnoia e a Villa de Basto viveram por estes dias a encenação de uma feira da época medieval com a recreação de eventos históricos o que atraiu centenas de pessoas à antiga sede do concelho de Celorico de Basto.

Foram 3 dias a viajar no tempo até à fundação do Castelo de Arnoia, Século XII, época medieval, auge destas feiras. Aqui, juntaram-se artesãos, lavradores, criadores, mercadores comerciantes, todos devidamente trajados e caracterizados à época. A população afluiu em massa muitos deles a entrar no espirito desta feira criando o cenário perfeito a fazer lembrar em pleno a era medieval, ostentando trajes medievais retratando fielmente a nobreza, a burguesia, o clero e o povo.

Esta feira decorreu de uma organização conjunta entre o Município de Celorico de Basto e a Junta de Freguesia de Arnoia, que uniram esforços para voltar a recrear um dos mais marcantes eventos históricos. Para José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal, “a cultura é o melhor que podemos dar às nossas gentes e por isso recreamos estes momentos históricos como forma de trazer para a frente a época medieval e viver intensamente a nossa identidade. O Castelo de Arnoia é o nosso maior monumento da era medieval, tempos em que as feiras medievais aconteciam constantemente por toda a europa. São momentos históricos que pretendemos retratar da forma mais fiel possível para que os visitantes vivam plenamente esta viagem no tempo e usufruam de mais um momento cultural, fundamental para o progresso dos povos”.

Uma feira que teve o seu ponto alto no sábado como nos referiu o presidente da Junta de Freguesia de Arnoia, Vitor Moura, que esteve presente em todos os momentos do certame. “Estamos muito agradados pela grande afluência a este evento. Procuramos retratar fielmente a feira medieval com a recreação de vários momentos históricos, com dramatizações, dança, música de rua, falcoaria, ofícios, jogos, comerciantes, para que os nossos visitantes desfrutassem ao máximo de uma viagem no tempo até à época medieval”.

Uma viagem no tempo com uma programação intensa e plena de recreações históricas. Durante os três dias de evento, os comensais puderam desfrutar de várias encenações e interpretações artísticas, com cortejos, dança do ventre, momentos teatrais, momentos musicais, aves de rapina, ofícios ao vivo, adquirir e degustar dos produtos à venda pelos mercadores e comerciantes, deambular pela Villa de Basto e viajar por séculos de história.

Uma das comerciantes presentes, Andréa Silva, mostrou-se muito agradada pela realização deste evento, na sua terra. “Estas recreações históricas são muito importantes para fomentar a nossa cultura, eu costumo participar em 4 eventos do género por ano, mas na minha terra o gosto é outro. Sou professora e faço isto por hobby, por gosto mesmo deste ambiente. Vendo licores feitos por mim que tem como ingrediente principal o amor que coloco na mistura dos ingredientes, pinto as garrafas e faço crepes, e espero os comensais para degustar das minhas iguarias”.