eco escolas hastear de bandeira

Escola de Celorico de Basto hasteou bandeira verde

O dia 8 de maio será, para esta escola, dia da Eco–Escola

Esta segunda-feira a Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto hasteou a bandeira verde da Eco-Escola em dia de atividade direcionada ao ambiente, com teatro sobre a compostagem e ação de sensibilização sobre reciclagem.

O Coordenador do projeto Eco – Escola da EBS de Celorico de Basto, Jaime Guimarães, disse que, nesta escola, é objetivo instituir este dia como dia da Eco-Escola, “uma vez que estamos muito próximos dos exames e das provas de aferição, resolvemos fazer hoje o dia da Eco-Escola em virtude da atividade ambiental programada”. O dia 8 de maio será, “em princípio, instituído como o dia do eco-escolas”.

Após o hastear da bandeira, foi apresentada aos alunos desta escola uma ação de sensibilização sobre reciclagem, promovida pela Resinorte e uma peça de teatro chamada “A velha compostagem” escrita e encenada por técnicos do Município de Celorico de Basto.

A preocupação ambiental está bem patente nas ações das escolas e do Município de Celorico de Basto que se mostra cada vez mais atento a estas temáticas como conferiu Maria José Marinho, Vereadora da Educação do Município. “A particularidade destas ações assenta na transmissão de comportamentos que farão, certamente, a diferença no futuro do planeta. E é nos jovens que assenta a força da mudança, mais sensíveis e despertos para estas temáticas, com “consciência ambiental” para comportamentos sustentáveis”. Celorico de Basto é, nesta matéria, uma referência, recordo por exemplo que “durante a Festa das Camélias procuramos desenvolver atividades que versaram na sustentabilidade, com reciclagem de roupas, aproveitamento de adereços decorativos de anos transatos, utilização de materiais recicláveis, no fomento de práticas sustentáveis”.