Escola Básica da Mota, em Celorico de Basto, promoveu desfile de moda dedicado à sustentabilidade.

Foi com glamour, muita criatividade e envolvência de toda a comunidade escolar, que a Escola Básica da Mota promoveu a II edição do desfile de moda dedicado à sustentabilidade. Uma iniciativa que procura reforçar “com o empenho de todos” a urgência da sustentabilidade.

A coordenadora da escola, Isabel Gonçalves, refere que “estes temas têm que ser abordados com muita seriedade, pois a sustentabilidade não é uma moda, mas sim uma forma de vida. As nossas crianças já estão imbuídas nesta obrigação, assim como a comunidade escolar. Este desfile pretende ser uma forma divertida de sensibilizar para a temática, e ao mesmo tempo, reforçar para a importância da preservação do nosso planeta”.

Uma iniciativa que contou com forte adesão, “de facto, os nossos pais e mães são fantásticos e empenham-se verdadeiramente para que a iniciativa seja um sucesso. Muito obrigada a todos.”

Este desfile de moda contou com um júri especializado em matéria de sustentabilidade como foi o caso do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que está a certificar Celorico de Basto como um destino turístico sustentável e pretende, de acordo com a agenda 2030 articular todos os meios para atingir os ODS, Objetivos de Desenvolvimento sustentável, “objetivos que carecem do empenho de todos, onde iniciativas como esta estão já consideradas e se mostram muito importantes neste caminho que estamos a trilhar. A mudança de comportamentos tem que se efetivar para que o futuro das próximas gerações não seja comprometido”.

Neste desfile houve um traje vencedor, da modelo Rita Martins, mas todos foram vencedores neste caminho da sustentabilidade.