Escola Básica da Mota e Escola Básica de Gandarela em Celorico de Basto reabilitadas

Última atualização:

Os alunos das escolas básica da Mota e de Gandarela têm, agora, melhores condições de ensino, depois de uma intervenção profundo de reabilitação, que permitiu a correção de questões estruturais, e melhorou de forma integral as condições de segurança e de ensino destes espaços.

Estas obras eliminaram alguns problemas estruturais existentes tendo sido removido todo o sistema de cobertura existente e substituído por um novo sistema com painéis tipo “sandwinch” isolantes de aço com 40mm de espessura, composto por 4 ondas de 35mm no seu topo e 64mm na sua base. Este sistema foi aplicado em todos os edifícios existentes, com exceção do edifício do ginásio, e ainda nos cobertos exteriores que ligam os diversos pavilhões, associados a uma estrutura de apoio em tubulares de ferro.

Nos edifícios existentes foram revistas todas as cumeeiras, guieiros e encostos com as paredes e colocados rufos de platibanda também em chapa lacada à mesma cor da cobertura.
Houve ainda uma reabilitação de todas as paredes exteriores eliminando todas as fissuras e danos existentes mantendo sempre a configuração original dos edifícios.

Estas obras de Requalificação das Escolas Básicas da Mota e de Gandarela foram desenvolvidas mediante candidaturas aprovadas no âmbito do NORTE2020, financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Conteúdo atualizado em 9 de Fevereiro de 2024 às 11:41