Entrada sul de Celorico de Basto terá melhor fluidez de trânsito

Última atualização:

Foi aprovada uma candidatura ao Norte 2020 que irá permitir criar um acesso mais organizado na entrada sul da vila de Celorico de Basto.

Esta candidatura irá permitir o aprimoramento de uma zona de cruzamento das vias de circulação automóvel no local de intervenção ser um o grande ponto crítico deste centro urbano, quer em termos da fluidez e capacidade de circulação, quer em termos de segurança. É objetivo colmatar essas deficiências criando condições mais favoráveis à circulação pedonal e automóvel.

A área de intervenção é uma zona onde confluem 5 vias: a Rua Serpa Pinto, a rua Dr. João Lemos, a rua Monsenhor José de Magalhães e Sousa e ainda os dois tramos da avenida João Pinto Ribeiro, esta prolonga-se após o cruzamento com as restantes vias. Nessa área irá nascer uma interceção giratória, também designadas por rotunda, pelas inúmeras vantagens demonstradas pela experiência e trabalhos científicos de índole nacional e internacional, mostrando ao longos das últimas décadas, ser a forma mais adequada de resolver os conflitos de cruzamentos, mesmo nos aglomerados urbanos onde haja área suficiente para desenvolver uma solução com uma geometria adequada.

Conteúdo atualizado em 29 de Fevereiro de 2024 às 10:48